top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

IRMANDADE DO SANTÍSSIMO MILAGRE DE SANTARÉM ORGANIZA PROCISSÃO NAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO


A Irmandade do Santíssimo Milagre de Santarém volta organizar a grande festa que inclui a Procissão com a Sagrada Relíquia nas ruas do Centro Histórico no dia 16 de abril, pelas 16 horas. Uma cerimónia que vai ser presidida por D. José Traquina, Bispo de Santarém.

O percurso da procissão começa e termina no Santuário do Santíssimo Milagre, passando pela Rua Miguel Bombarda, Rua Capelo e Ivens, Rua Guilherme de Azevedo, Rua Serpa Pinto e Largo do Seminário. O regresso ao Santuário é feito pela Rua Capelo e Ivens e segue pela Rua Miguel Bombarda. As ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na Cidade.

De referir que, as Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da Igreja, em 1241, por S. E Regensis, Bispo anglo-saxónico de Lisboa, e assinalam também a ocorrência do chamado primeiro milagre em 1247, quando uma mulher sofrendo da infidelidade do marido após ter consultado uma feiticeira decidiu comungar sacrilegamente provocando o milagre: A Hóstia começou a sangrar!


A procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da Sagrada partícula à antiga Igreja de São Estêvão (atualmente Santuário do Santíssimo Milagre), o reconhecimento do milagre pelo Clero e o encerramento da Hóstia numa bola feita de velas derretidas.

O Santuário do Santíssimo Milagre é um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal.

A relíquia do Santíssimo Milagre, guardada numa âmbula na capela-mor, é a memória viva da transmutação da Hóstia em sangue, no séc. XIII. Peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo afluem diariamente ao Santuário, para prestarem a sua devoção.



118 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page