top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

HOSPITAL DISTRITAL DE SANTARÉM RETOMA “CONSULTA DO BONECO”


Cerca de 50 crianças do Centro Escolar Salgueiro Maia, em Santarém, trouxeram ontem, 1 de junho, os seus bonecos ao Hospital Distrital de Santarém (HDS) para a “Consulta do Boneco”. A iniciativa, que assinalou o Dia Mundial da Criança, é organizada pelo Serviço de Pediatria desde há vários anos, tendo sido interrompida no período da pandemia.

Neste evento, que envolveu duas turmas do referido centro escolar de Santarém, as crianças foram convidadas a trazer um boneco com o qual estão habituadas a brincar, que é o “doente” a necessitar de cuidados.

De acordo com Aldina Lopes, diretora do Serviço de Pediatria do HDS, “o objetivo desta iniciativa é principalmente desmistificar ‘o medo da bata branca’, mas também dar oportunidade às crianças de conhecerem, sem doença, os espaços da Pediatria e conversarem com os profissionais de saúde sobre saúde, sinais de doença e cuidados de segurança a ter”.



Chegados a este hospital especial, as crianças percorreram com os seus bonecos diversas etapas com o principal objetivo de recriar o processo clínico, como a admissão administrativa, a triagem, a consulta, os exames complementares de diagnóstico e o tratamento.

As crianças assumiram o papel de cuidadores/pais e deram “largas à imaginação”, tendo sido diversos os problemas reportados, como “lombrigas no cocó”, “o meu boneco (homem aranha) comeu uma aranha estragada”, febre, dores de barriga ou vómitos.

Nesta ida ao HDS, que envolveu médicos, enfermeiros e a educadora de infância do Serviço de Pediatria, as crianças tiveram ainda oportunidade de visitar a Consulta e Urgência de Pediatria e assistir a uma ação de formação e sensibilização sobre Saúde Infantil.


63 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page