- comercioenoticias
GRUPO PRIVADO QUER CONSTRUIR AEROPORTO EM SANTARÉM SEM INVESTIMENTO PÚBLICO

Nem Alcochete, nem Montijo. “Um grupo de investidores quer construir o novo aeroporto na região de Santarém. A obra avançaria de forma faseada e sem qualquer investimento público”, avança o jornal Expresso na sua edição desta semana.
Os investidores, nacionais e estrangeiros, entendem que “santarém é a localização ideal para o novo aeroporto”.
O Expresso refere que “a construção seria feita sem investimento público e de forma faseada. Inicialmente começaria apenas como infraestrutura regional, com uma pista, num investimento inferior a mil milhões de euros. O investimento seria financiado pelas taxas aeroportuárias em curso”. Ainda assim, o Estado teria de estar invariavelmente a bordo, já que estaria envolvido no processo de licenciamento aeroportuário e na eventual atribuição de Projeto de Interesse Nacional (PIN).
PUB.
Segundo a mesma fonte “as acessibilidades necessárias à atividade de um aeroporto foram tidas em conta e o investimento adicional a fazer não seria significativo, argumentam os investidores”, acrescentando que “Santarém tem como trunfo o acesso rodoviário e ferroviário. A região está integrada na autoestrada A1, que liga Lisboa ao Porto, e a linha de caminho de ferro que liga o país de norte a sul”.
Este estudo prevê “na primeira fase de construção do aeroporto uma pista com capacidade para 10 milhões de passageiros. A ideia é depois evoluir para três pistas e transformar-se no novo aeroporto internacional. O primeiro passo é avançar com a avaliação ambiental estratégica independente”, revela o estudo.
PUB.