top of page
thumbnail_comércio&noticias_banner 1218x170px..jpg

Periodicidade: Diária

3/22/2023

  • comercioenoticias

GOVERNO DISTRIBUI 81 VEÍCULOS PELOS CORPOS DE BOMBEIROS PORTUGUESES

Atualizado: 11 de abr. de 2022


Foi ontem divulgada, aos Corpos de Bombeiros, a lista de distribuição de 81 veículos florestais que vão permitir um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais.

Foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros.

Desta forma, será aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de viaturas a Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) face à respetiva área florestal.

Estima-se que esta verba permita a aquisição de 81 veículos florestais – 59 VFCI e 22 VTTF – o que se representa a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais desde 1980.

Os critérios para a seleção dos Corpos de Bombeiros, propostos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios e à Liga dos Bombeiros Portugueses, foram aprovados pela Ministra da Administração Interna e validados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Os critérios adotados para distribuição destes veículos são objetivos, mensuráveis e verificáveis, garantindo que os veículos são alocados a Corpos de Bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios onde, face à área florestal a seu cargo, se verifique uma carência mais significativa de veículos florestais.


PUB.


A lista final de distribuição das viaturas, comunicada ontem à Associação Nacional de Municípios, à Liga dos Bombeiros Portugueses, aos Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil, aos Comandos Distritais de Operações de Socorro e aos Corpos de Bombeiros, contempla:

• 14 VFCI e 12 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Norte;

• 22 VFCI e 3 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Centro;

• 6 VFCI e 2 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo;

• 13 VFCI e 5 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Alentejo;

• 4 VFCI para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Algarve.


PUB.


366 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page