- comercioenoticias
GOVERNO ANUNCIOU NOVAS MEDIDAS DE CONTENÇÃO DA PANDEMIA

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou ao final da tarde desta segunda-feira, 18 de janeiro, que vão ser reforçadas as medidas de contenção da pandemia, “apesar dos danos que possam causar na economia”, porque segundo diz "cada um tem de fazer a sua parte para que no conjunto possamos recuperar o mais rapidamente possível os níveis de segurança na sociedade".
António Costa falou em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros extraordinário, que decorreu por videoconferência.
Recorde-se que apenas passaram quatro dias da entrada em vigor das medidas de confinamento geral. Segundo António Costa entre sexta-feira e domingo, “registou-se uma redução da movimentação das pessoas na ordem dos 30% em relação ao mesmo período da semana anterior”, ainda assim é um resultado que considera insuficiente. Não é aceitável este movimento de pessoas continue. Impõe-se clarificar normas de restrição da circulação e alargar o quadro restritivo das medidas", declarou António Costa, reforçando que atravessamos "o momento mais grave da pandemia".
Ainda não foi revelada a data oficial da entrada em vigor das novas medidas impostas, tendo António Costa referido que “as autoridades vão apertar a fiscalização”.
PUB.
Conheça as principias medidas que irão entrar em vigor:
- Proibição de circulação entre concelhos aos fins de semana no território continental;
- Fecho dos espaços de restauração em centros comerciais, mesmo para serviço take-away;
- Proibidas campanhas de saldos e promoções;
- Proibida a venda de bebidas (incluindo cafés), ao postigo;
- Proibida a permanência em jardins:
- Trabalhadores em teletrabalho passam a precisar de credencial da entidade empregadora para puderem circularem;
- Encerramento das universidades seniores, centros de dia e de convívio;
- Supermercados e hipermercados aos fins de semana passam a encerrar às 17h00.
PUB.