• comercioenoticias

GNR LOCALIZA NINHO DE VESPA ASIÁTICA EM ALENQUER


Militares da GNR do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Alenquer, ontem, dia 5 de julho, identificaram um ninho de vespa velutina (vespa asiática), na localidade de Parede, no concelho de Alenquer.

Após o alerta por um popular a informar da existência de vespas velutinas, os militares deslocaram-se ao local e identificaram o ninho ainda numa fase primária, que se encontrava alojado no algeroz de uma habitação.

No seguimento das diligências policiais, foi informado o gabinete técnico da Câmara Municipal de Alenquer, que de imediato entrou em contato com a empresa responsável pela recolha e destruição do ninho, para que esta o fizesse no mais curto espaço de tempo possível.

Importa referir que a presença da vespa velutina é uma espécie não indígena, predadora natural das abelhas e outros insetos, o que pode, eventualmente, originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade, em particular nas espécies de vespas nativas e nas populações de outros insetos, representando um risco para a apicultura, para a produção agrícola e para o ambiente, tendo por todos estes riscos, sido classificada, em julho de 2016, como espécie exótica invasora de preocupação para a União Europeia.


PUB.


A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:

Contactar a linha SOS Ambiente e Território - 808 200 520. Neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita;

Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal www.sosvespa.pt, acessível a partir dos portais da Direção Geral de Veterinária e Alimentação, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, das Direções Regionais de Agricultura e Pescas, do SEPNA/Guarda Nacional Republicana e das Câmaras Municipais respetivas.


PUB.


75 visualizações

1/9

1/10

1/6

1/8

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

10/1/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias