• comercioenoticias

GNR APREENDEU 200 KG DE BERBIGÃO CAPTURADO ILEGALMENTE NA LAGOA DE ÓBIDOS


A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, apreendeu na madrugada de 28 de abril, 200 quilos de berbigão (cerastoderma edule), no valor presumível de 1 000 euros, junto à lagoa de Óbidos.

No âmbito de uma ação com o objetivo de evitar a captura ilegal de bivalves numa zona sensível, devido à presença de fitoplâncton, produtor de toxinas marinhas, os militares identificaram dois homens na posse de 200 quilos de berbigão que tinham apanhado, sem licença válida para o efeito e fora dos períodos legalmente fixados.

Desta ação resultou a elaboração dos respetivos autos de contraordenação, tendo os bivalves sido apreendidos e devolvidos ao seu habitat natural.


PUB.


A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


PUB.


1,791 visualizações

1/9

1/10

1/4

1/7

1/7

onde comer

1/10

Periodicidade: Diária

5/31/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias