top of page

Periodicidade: Diária

2/23/2024

  • comercioenoticias

GNR APREENDE MAIS DE 3 QUILOS DE MEIXÃO EM PENICHE


A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), no dia 16 de maio, apreendeu mais de três quilos de meixão (Anguilla anguilla), na Foz do rio Sizandro, no concelho de Peniche.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram uma rede ilegal que estava colocada estrategicamente no leito do rio, com o objetivo de capturar ilegalmente meixão, tendo sido recolhida do local. O método utilizado pelos pescadores, nomeadamente, a utilização de redes com diâmetro muito inferior ao permitido nas redes de pesca profissional, para além da captura do meixão, têm também impacto na restante fauna fluvial e ainda na segurança da navegação na massa de água onde estão colocadas.



Esta espécie de peixes catádromos, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) encontra-se com o estatuto de conservação: “Criticamente em Perigo”, o que significa que corre “risco de extinção na natureza extremamente elevado”, pelo que a pesca do meixão é apontada como um dos principais fatores de ameaça para a espécie, recordando-se ainda que esta atividade é proibida em todas bacias hidrográficas nacionais, à exceção do rio Minho.

Por se encontrar em boas condições de sobrevivência, o meixão foi imediatamente restituído ao seu habitat natural.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Torres Vedras.


94 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page