Periodicidade: Diária

5/28/2022

  • comercioenoticias

GEMINAÇÃO ENTRE CADAVAL E FARROUPILHA (BRASIL) RENOVADA NO “25 DE ABRIL”


A reafirmação do acordo de geminação com o Município de Farroupilha (Rio Grande do Sul, Brasil) marcou as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, organizadas pelo Município do Cadaval. Na base desta renovação esteve a vontade de ambas as partes colaborarem para o bem-estar dos seus cidadãos e para o desenvolvimento das relações mútuas.

Foi no decorrer nas comemorações dos 48 anos da “Revolução dos Cravos” que os Municípios do Cadaval e de Farroupilha reafirmaram solenemente a decisão de desenvolver o protocolo de geminação inicialmente assinado em 20 de outubro de 2019, em Farroupilha.

Desta feita, coube ao prefeito municipal de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a deslocação ao Cadaval, para, nesta data insigne, firmar, com José Bernardo Nunes, presidente do Município do Cadaval, um acordo que vem reforçar a cooperação e o relacionamento entre os dois municípios, bem assim entre os povos português e brasileiro.

As partes envolvidas manifestaram a vontade de que esta geminação permita o encontro entre as populações dos dois municípios, designadamente através das associações representativas.

Cadaval e Farroupilha acordam, assim, empreender programas de cooperação; considerar a promoção de trocas económicas, culturais, sociais, educativas ou outras; promover o intercâmbio nas áreas económica, científica e tecnológica, bem como cultural e turística, nomeadamente em torno da casta moscatel, produzida nos dois municípios.

Assumem, igualmente, fomentar acordos comerciais, seus mercados e distribuição, com a consequente ampliação de empregos em ambos os territórios.

Para a prossecução dos fins considerados, será estabelecida uma Comissão Permanente que se reunirá de dois em dois anos e alternadamente, em cada um dos municípios.


PUB.


Falando ainda no 25 de Abril, as festividades no Cadaval começaram pelas 10 horas da manhã, junto aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira, na presença da banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval e com a participação de representantes autárquicos e institucionais do Concelho.

Seguiu-se homenagem aos combatentes, com deposição de coroa de flores no monumento existente no jardim dos Combatentes (em frente ao quartel da GNR Cadaval). Uma vez mais, o momento solene contou com representação do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes, pelo seu vice-presidente, o sargento-mor Fernando Jesus.

A manhã festiva terminou com a supracitada receção à comitiva de Farroupilha e subsequente assinatura do acordo de geminação, no auditório dos Paços do Concelho.

Este 48.º Aniversário do 25 de Abril encerrou com um momento musical, nomeadamente com a atuação do Quinteto “Quin5inco” com o trabalho “… de A a Zeca” – tributo a Zeca Afonso, no cineauditório Valentina de Abreu, no Cadaval. Trata-se da segunda vez que este coletivo atua no âmbito das comemorações cadavalenses, embora, desta feita, com participação presencial do público.


PUB.


31 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Festival da Codorniz.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg