top of page

Periodicidade: Diária

2/24/2024

  • comercioenoticias

GALA DO DESPORTO SANTARÉM'23


Centenas de atletas, treinadores, dirigentes e clubes foram distinguidos na Gala do Desporto de Santarém de 2023, que decorreu, na passada sexta-feira, 17 de fevereiro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).

Um dos grandes destaques de uma noite que valorizou os agentes desportivos locais foi a homenagem a José Manuel Constantino. O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) recebeu das mãos do presidente da Câmara o troféu alusivo ao Prémio Dedicação e não escondeu a emoção.

“Ao longo dos anos, a cidade de Santarém tem-me mimado imenso. E a Câmara e outras instituições têm tido a bondade de me distinguir. Só espero estar à altura dessa responsabilidade e que os scalabitanos tenham orgulho num dos seus filhos”, afirmou o dirigente, que recordou a infância passada na cidade, de onde saiu aos 17 anos para estudar em Lisboa.

“Saí de Santarém há 55 anos, mas costumo dizer que Santarém não saiu de mim”, frisou José Manuel Constantino, que evocou a memória dos pais, que já partiram, mas “teriam seguramente muito orgulho de saber que o filho está a receber esta distinção”. “Foi preciso fazer muitos sacrifícios para que o filho pudesse estudar em Lisboa, estou-lhes eternamente agradecido”, referiu o presidente do COP, que recordou os professores do ensino primário, locais e vivências que o marcaram. “Tudo isso faz parte de ser um scalabitano com muito orgulho”, asseverou o professor, que, depois, entregou o Prémio “Participação Olímpica” a Maria “Tata” Martins, 7ª classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio em omnium.

A ciclista mostrou-se feliz por receber a distinção “perante uma plateia tão preenchida de scalabitanos, assim como sou e com muito orgulho”. “Estou a competir internacionalmente, mas sei bem as minhas origens e é uma honra ser distinguida em casa e quero continuar a levar Santarém e Portugal lá fora”, disse a primeira portuguesa a competir no WorldTour.



Na abertura do evento, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, agradeceu o contributo de José Manuel Constantino ao desenvolvimento do desporto nacional, tendo aproveitado a ocasião para anunciar que a primeira fase da cidade desportiva, que vai nascer na Quinta do Rolim, poderá arrancar ainda este ano. “Já adquirimos alguns terrenos e estamos a negociar outros”, explicou o chefe do executivo municipal, notando que o projeto iniciará com a construção da Academia de Futebol de Santarém. “Na próxima década essa cidade estará concluída, mas são muitos os projetos em curso”, afirmou o presidente da Câmara, que valorizou os clubes, treinadores, dirigentes, atletas e famílias envolvidos no tecido desportivo local.

Na inesquecível noite no CNEMA, a Câmara Municipal de Santarém e a Viver Santarém distinguiram os atletas, treinadores e equipas que mais se destacaram no ano de 2022 em diversas modalidades e competições.


51 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page