Periodicidade: Diária

9/27/2022

  • comercioenoticias

FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM COM MUITAS NOVIDADES


De 18 a 28 de novembro, jantares com chefs conceituados, tasquinhas típicas de todo o país, música, conferências e debates vão ter lugar naquele que é considerado o “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses” e um dos 25 melhores festivais gastronómicos da europa.

O Festival Nacional de Gastronomia, que se realiza de 18 a 28 de novembro, em Santarém, anuncia a programação da sua 40.ª edição com um amplo leque de atividades: artesanato, cultura, música, espetáculos, apresentação de livros, debates, exposições, 'showcookings', conferências, vinhos e cinco jantares gastronómicos com chefs galardoados.

O programa para o Festival Nacional de Gastronomia (FNG) foi apresentado, na Casa do Campino, na presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Leite, Presidente da Viver Santarém EM SA e atual Vereador da CMS, Pedro Pires Dias, Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, Nuno Russo, Nuno Domingos e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, entre outros autarcas.

O presidente do município, Ricardo Gonçalves, destaca que “Esta é a 40.ª edição de um certame que reúne à mesa todas as regiões do país. Além de ser o maior festival nacional de gastronomia, foi eleito como um dos melhores 25 festivais gastronómicos da Europa, um importante reconhecimento e uma excelente forma de assinalar os 40 anos deste importante evento, que ganha, cada vez mais, dimensão nacional e internacional".

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, João Leite, afirma “Durante 11 dias, Portugal vai estar à mesa em Santarém, com o melhor da gastronomia nacional a passar pelas 12 tasquinhas que representam municípios e regiões do continente e das ilhas. Vamos ainda assinalar 4 décadas numa só edição, com atividades de excelência subordinadas ao tema da gastronomia que pretendem reforçar o posicionamento da cidade como a “Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa”.


PUB.


Para além dos 11 restaurantes que representam Portugal de Norte a Sul de Portugal, passando pelas ilhas, este ano, o Festival tem um espaço dedicado aos restaurantes de Santarém. Todos os dias, o espaço é ocupado por um restaurante que dá a conhecer a gastronomia da região.

Nesta edição, o Festival apresenta o “Jantar com o Chef”, com nomes bastante conhecidos do mundo gastronómico. No primeiro dia, o jantar é servido por Rodrigo Castelo, dia 19 de novembro é servido a 4 mãos por Vasco Coelho e Inga Martin e no dia 20, por Ljubomir Stanisic. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, o jantar é servido por Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro, terminando no dia 27 com Chakall.

Uma outra novidade é o espaço “Livraria” onde vão ser lançados livros e promovidas sessões de autógrafos sobre gastronomia e onde se pode visitar a exposição sobre a história dos 40 anos do Festival.

O evento, que disponibiliza um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, desde a idade de amamentação até aos 10 anos, vai contar ainda com vários concursos nacionais de pratos tradicionais como o de 'Entradas', 'Sopas', 'Leitões", 'Marisco', 'Sobremesas', 'Frango Assado', 'Pastéis e Empadas', e 'Pratos Cozinhados', entre outros.

Os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia vão também ser assinalados com diversos concertos: Black Mamba, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco, Ricardo Gama & João Correia e Jéssica Pina.

Considerado como o “Pai dos Festivais Gastronómicos Portugueses”, o certame volta a receber o melhor da tradição gastronómica nacional, na Casa do Campino.

Para mais informações, como programação diária, horários, preços, restaurantes presentes, entre outros pode aceder ao site www.festivalnacionaldegastronomia.pt.


PUB.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg