- comercioenoticias
FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA COM MUITAS NOVIDADES

A 41.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia (FNG) foi apresentada na Quinta da Bela Vista, em Santarém, esta sexta-feira, 30 de setembro, pelas 12 horas. Uma cerimónia que reuniu diversas personalidades e entidades que vão estar envolvidas neste certame que decorre entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Teixeira Leite, Vice-presidente da CMS, Diogo Gomes, Carmen Antunes e Nuno Domingos, Vereadores da CMS e o Embaixador para a Gastronomia de Santarém o Chef Rodrigo Castelo, associaram-se ao lançamento do FNG 2022, que teve início com uma mesa redonda e prova de Vinhos do Tejo - conduzida pelo sommelier Rodolfo Tristão -, após a qual foram reveladas as novidades do festival. De seguida foi servido um almoço preparado a quatro mãos, no qual o cozido à portuguesa foi o rei da mesa, numa confeção que cruzou a tradição do Sr. António da Taberna do Geraldo e a inovação pelo Chef João Diogo Saloio do restaurante Mãe, conceitos que dão o mote ao festival que se aproxima.
PUB.
Ricardo Gonçalves afirmou que o FNG já recebeu alguns prémios, entre os quais destaca-se o facto de ter sido eleito o evento do ano 2021 pela AHRESP o que, por um lado “é reflexo de todo o trabalho desenvolvido durante estes 40 anos e, por outro, nos deu o mote para continuar a renovar o festival, celebrando a gastronomia regional e nacional e pondo à prova os melhores sabores de diversas regiões do país”, afirma Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém. “Este, como outros eventos que temos vindo a realizar no âmbito do programa Santarém Capital da Gastronomia, são uma forte aposta para impulsionar o turismo e a restauração do concelho. E uma forma de juntar “à mesa” o que de melhor Portugal tem em termos de gastronomia”.
João Teixeira Leite, por seu turno, destacou o programa desta edição do FNG afirmando que “teremos representado o País, de norte a sul e ilhas, integrando diferentes componentes: da gastronomia e restauração aos produtos regionais, à doçaria e à etnografia. O desafio e a responsabilidade de ter Portugal e a sua diversidade presente neste evento é enorme, o foco é o produto e a gastronomia, e esta edição reforçará o estatuto de Santarém como Capital da Gastronomia”. O Vice-presidente da CMS não tem dúvidas de que “o Festival se assume como um evento para todos os públicos e transversal a todas as idades”.
PUB.