top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

FERIADO MUNICIPAL DO CADAVAL DEU ENFOQUE A DIVERSAS DISTINÇÕES


As comemorações do Feriado Municipal do Cadaval, desenroladas entre os dias 11 e 13 deste mês de janeiro, puseram acento tónico na atribuição de diversas distinções, com ênfase nos prémios municipais de mérito escolar e mérito desportivo. O 122.º Aniversário da Restauração do Concelho incluiu, para além disso, atividades de cariz cultural e também desportivo.

A cerimónia de entrega dos Prémios Municipais de Mérito Escolar e Mérito Desportivo Escolar, relativos ao ano letivo transato (2018/19), foi, efetivamente, um momento de destaque do Feriado Municipal. O Município distingue, desta forma, o esforço estudantil, ao mesmo tempo que estimula o empenho dos alunos do Concelho.

Recorde-se que o Prémio Municipal de Mérito Escolar, criado em 2000 e entregue pela primeira vez no ano letivo de 2000/2001, pretende distinguir, anualmente, os melhores alunos no ano de conclusão do ensino básico e secundário, 9.º ano e 12.º ano, respetivamente. O seu objetivo é incentivar o desempenho escolar e galardoar o mérito estudantil, atribuindo diplomas e prémios pecuniários de 500, 250 e 125 euros ao primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Assim, do 3.º ciclo, distinguiram-se, desta feita, Guilherme Alves (1.º), João Filipe Freire (2.º), Ana Leonor Oliveira (3.º), enquanto que, do secundário, a Câmara premiou Afonso Simplício (1.º), André Teixeira (2.º), Joana Batista (3.º).

Uma vez entregues os prémios de Mérito Escolar, Fátima Paz, vice-presidente da Câmara, felicitou os contemplados, referindo-os como «um bom exemplo e uma referência para os demais alunos». Congratulou também pais, encarregados de educação e famílias em geral, enquanto «forças vivas sempre presentes no apoio e acompanhamento dos respetivos educandos». Deixou ainda uma palavra de apreço a professores e auxiliares de ação educativa, «que desde o ensino pré-escolar foram peças fundamentais na formação, crescimento e desenvolvimento destes alunos», afirmou a também vereadora da Educação.

Também a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) do Cadaval voltou a atribuir prémios pecuniários (200, 150 e 100 euros) aos alunos finalistas do secundário, que se destacaram nas disciplinas de Matemática e de Português, no total de seis atribuições.

Neste âmbito, foram premiados, em Matemática, Afonso Simplício (1.º), Ema Oliveira (2.º), David Furtado (3.º) e, em Português, Alexandre Marques (1.º), André Teixeira (2.º), Carolina Vicente (3.º).

Renato Feitor, presidente do conselho de administração da CCAM do Cadaval, referiu que foi em 2012 que aquela instituição se associou à iniciativa camarária. O representante considerou aquelas duas disciplinas absolutamente importantes e felicitou alunos, familiares, professores e Câmara Municipal, neste caso pela criação dos prémios de mérito.

Mérito desportivo distingue mais de 30 alunos

O segundo momento da cerimónia de distinção de alunos consistiu na entrega do Prémio Municipal de Mérito Desportivo Escolar, que visa simbolicamente enaltecer (com medalhas e diplomas) os alunos que, no âmbito da participação em provas de desporto escolar de âmbito regional, tenham obtido classificações de destaque.

Os estudantes laureados por Mérito Desportivo Escolar foram, desta vez: Samuel Leandro (Mega Salto, 2.º lugar do escalão); Leonor Barardo (Natação/Costas 200m e 100m, 2.º lugar do escalão); Afonso Carrasqueiro, Guilherme Carrasqueiro, Guilherme Silva, Mafalda Santos, Leonardo Pereira, Francisco Almeida e Gonçalo Duarte (Multiatividades, 2.º lugar coletivo, na fase regional); Lara Bento, Sara Faria, Bruna Carvalho, Carolina Isidoro, Iara Gago, Madalena Cordeiro, Margarida Alves, Nalini Luís, Maria Vieira, Matilde Jerónimo, Maria Fernando, Milene Neves e Patrícia Monteiro (Dança Iniciadas, 3.º lugar na fase regional); Lara Simões, Margarida Lopes, Marta Carvalho, Sofia Alegrio, Matilde Duarte, Alanis Deus, Carolina Tomaz, Matilde Rodrigues, Nicole Silvestre, Miriam Silva, Afonso Vieira, Laura Santos e Rafael Antunes (Dança Avançadas, 3.º lugar na fase regional).

Segundo Dinis Duarte, vereador do Desporto, esta distinção reconhece a importância da atividade física e desportiva para o desenvolvimento de crianças e jovens, inserindo-se na política municipal no domínio do Desporto. «Iniciámos este ano, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, um projeto que visa levar, a todas as crianças dos nossos jardins de infância, a possibilidade de usufruírem de uma hora de atividade desportiva semanal, ministrada por um técnico de desporto da autarquia», avança o edil.

Incutir desde cedo, na camada estudantil, o gosto pela prática desportiva é outro dos intuitos camarários com o prémio em apreço, a qual entende como «salutar e fundamental para um crescimento equilibrado». O vereador desejou, na ocasião, que os galardoados continuassem a praticar desporto, federado ou não, lembrando que existem clubes no Concelho capazes de assegurar essa prática.

Também Paulo Henriques, subdiretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, considerou o que ali se premiava enquanto fruto de um trabalho da comunidade – família e escola». O também docente deixou um desafio: «Invistam em vocês, instruam-se, criem conhecimento, mas depois regressem à vossa terra, onde cresceram – é aqui que nós temos todos de trabalhar», defendeu.

Segundo Rui Soares, presidente da Assembleia Municipal, «devemos semear e investir na Educação, para vir a colher qualidade de vida das gerações futuras». O chefe do órgão deliberativo congratulou todos os premiados, desejando-lhes «um futuro promissor, cheio de sonhos realizáveis». Enalteceu ainda este ato bem como a sensibilidade, por parte da Câmara e CCAM do Cadaval, bem como o papel da comunidade escolar na criação de condições para o sucesso dos estudantes.

Exposição de pintura inaugurou na biblioteca

A marcar o arranque das comemorações, e a anteceder a cerimónia de prémios acima referida, aconteceu no dia 11, na Biblioteca Municipal, a inauguração da Exposição de Pintura “Estudos sobre retratos célebres”, da autoria de Selma Saraiva Fuster, filha do reconhecido médico Mário Saraiva (12/05/1910 – 28/05/1998), que residiu e trabalhou no Concelho, consagrado também enquanto crítico literário.

Integram a mostra cerca de 30 telas, que esboçam, designadamente, retratos célebres, mas também paisagens e “natureza morta”. A título de curiosidade, um dos trabalhos reflete uma pintura executada numa parceria da autora e respetivo pai.

A exposição encontra-se gratuitamente patente ao público até dia 31 de janeiro, no horário da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h30, e ao sábado, das 10h30 às 17h00.

As comemorações prosseguiram na solarenga manhã de domingo, dia 12, com a realização da habitual prova de corta-mato infantil, que juntou, no Parque de Lazer da vila, um total de 80 crianças nascidas entre 2010 e 2013, que correram entre 300 e 600 metros. Como prémios, a Câmara atribuiu taças aos três primeiros classificados de cada escalão, a par de medalhas aos restantes classificados. Resultados disponíveis no separador Desporto do site municipal, em http://www.cm-cadaval.pt/competicoes-municipais.

Mais tarde, teve lugar um concerto de ano novo pelo Grupo Coral do Cadaval, uma vez mais na Igreja Matriz cadavalense. O grupo presenteou a população com um reportório selecionado de canções alusivas à quadra festiva recém-terminada.

Orçamento Participativo do Cadaval: anunciada 2.ª edição

O Hastear da Bandeira do dia insigne, 13 de janeiro, tornou a juntar, junto aos Paços do Concelho, diversas entidades oficiais e foi acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Seguidamente teve lugar, no auditório municipal, a cerimónia de entrega dos certificados referentes ao Orçamento Participativo do Cadaval 2019, iniciativa que teve como vencedor um projeto originário do Painho, como divulgado previamente (resultados e projetos disponíveis no site municipal). De realçar que todas as atuais sete freguesias locais tiveram projetos representados nesta primeira edição.

Foi igualmente lançado o Orçamento Participativo do Cadaval 2020, com breve explicação sobre a segunda edição de uma iniciativa que promove a participação ativa da comunidade nas decisões do Concelho. De salientar que os projetos interessados terão a segunda quinzena de maio como data apontada para serem apresentados publicamente, nas sessões participativas que o Município voltará a dinamizar nas freguesias.

Foram, seguidamente, entregues os prémios referentes ao Concurso "Natal é no comércio tradicional", promovido pela Câmara com vista a dinamizar os espaços de comércio local durante a quadra festiva recém-terminada. De referir que foram 17 os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa, decorrida ao longo do mês de dezembro, cujo sorteio originou a atribuição de mais de 30 vales de desconto, entre outros prémios (lista de prémios e premiados disponível no site municipal).

Pelo meio-dia, decorreu a tradicional Eucaristia pelos Beneméritos do Concelho, na Igreja Matriz do Cadaval. Durante a tarde, teve lugar, no Auditório Valentina de Abreu (Bombeiros Voluntários do Cadaval), o Concerto de Solistas da Academia de Música de Óbidos.

A encerrar a festividade, aconteceu, na localidade da Murteira, o descerramento da placa toponímica que perpetua a memória do antigo Presidente de Junta, Viriato Geada de Carvalho (25/11/1939 – 14/11/2018), que deu assim nome ao largo situado na Rua Combatentes do Ultramar, numa iniciativa da Junta da União de Freguesias de Lamas e Cercal com apoio da Câmara Municipal.

34 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page