• comercioenoticias

FEPODABES SENSIBILIZA PORTUGUESES PARA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE DURANTE O VERÃO


A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) deixa por mais um ano consecutivo o alerta aos portugueses para a importância da doação de sangue durante o período do verão. Com o objetivo de aumentar as reservas de sangue que, habitualmente, atingem o seu período mais crítico nesta altura do ano, a FEPODABES tem a decorrer entre julho e agosto uma Campanha de Verão com várias unidades móveis de recolha de sangue em diversas praias do país.

O presidente da FEPODAPES, Alberto Mota, afirma “O verão é um período particularmente sensível para nós. Os nossos dadores adiam muitas vezes a dádiva de sangue para o período pós-férias, o que pode comprometer os stocks que temos disponíveis e em casos mais extremos até a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Por outro lado, é fundamental continuarmos a conseguir recrutar novos dadores para fazer face a todas as solicitações que nos surgem nesta altura do ano”.

A FEPODABES para facilitar a recolha de sangue e o incentivo a esta prática juntos dos atuais e potenciais dadores, leva a cabo a Campanha de Verão para recolha de sangue junto de algumas praias durante os meses de julho e agosto. Estes são os locais onde será possível encontrar as unidades móveis para a recolha de sangue da FEPODABES:

Costa Caparica | Posto de Turismo da Costa da Caparica - Dia 19 de agosto das 15h às 20h.

Peniche | Edifício FOR-MAR Peniche - Dia 12 de agosto das 9h30 às 13h30; Dia 13 de agosto das 9h30 às 13h30; Dia 17 de agosto das 9h30 às 13h30 e das 15h às 17h.

Foz do Arelho | Escola Primária Francisco de Almeida Grandella - Dia 11 de agosto das 9h30 às 13h e das 15h às 19h; Dia 18 de agosto das 9h30 às 13h30.

Almeirim |Sede da Movalmeirim - Dia 12 de agosto das 15h às 20h.


PUB.


Na Grande Lisboa e ainda durante o mês de julho, a FEPODABES com a colaboração da Câmara Municipal de Almada e da Junta de Freguesia do Parque das Nações conseguiu criar dois espaços de colheitas de sangue nas seguintes datas:

Almada – Feijó | Pavilhão Municipal - Dias 7 e 21 de agosto das 15h às 20h; Dia 18 de setembro das 15h às 20h.

Parque das Nações | Estação do Oriente - Dias 17 a 20 de agosto das 15h às 20h.

Estão elegíveis para ser dadores de sangue todas as pessoas saudáveis entre os 18 e os 65 anos com mais de 50kg. A colheita demora cerca de 10 minutos e em média pode ajudar a salvar a vida de 3 pessoas, uma vez que o sangue é separado por três componentes diferentes e com funções terapêuticas também distintas.

Alberto Mota, reforça que “O sangue é um recurso vital para todos os que dele possam vir a necessitar. Não nos esqueçamos que a cada dois segundos existe uma pessoa a precisar de sangue e em Portugal a maioria dos dadores pertencem a uma população cada vez mais envelhecida, o que a longo prazo irá traduzir-se num enorme problema”.


PUB.


37 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/30/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias