• comercioenoticias

FALTA DE CONDIÇÕES DE SEGURANÇA LEVA CÂMARA DO ENTRONCAMENTO A ENCERRAR JARDIM DE INFÂNCIA


O Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner Andresen (JISMBA) é um estabelecimento de ensino pré-escolar, localizado na cidade do Entroncamento, cujo processo de conceção, projeto e construção decorreu entre 2005 e 2007.

Recorde-se que, desde o início da sua entrada em funcionamento, esta infraestrutura tem apresentado diversas patologias e deficiências estruturais que se foram agravando, o que levou o Município do Entroncamento a solicitar uma avaliação estrutural deste edifício ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) em outubro de 2018.

Após os trabalhos e visitas técnicas do LNEC, foi terminado o relatório final que conclui que em resultado das fragilidades técnicas do projeto e da fraca qualidade da construção, o JISMBA “não se encontra em condições de segurança no seu estado atual, sendo necessária uma intervenção de reabilitação global e profunda”.


PUB.


Perante estes factos e de forma a garantir a segurança de todos os utilizadores, o Município do Entroncamento decidiu:

1. Proceder ao encerramento do Sophia de Mello Breyner Andresen com efeito a partir de 19 de março de 2021.

2. Transferir todas as crianças que frequentam este estabelecimento de ensino para outros jardins de infância da cidade. As crianças continuarão a ser acompanhadas pelas mesmas Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais de forma que os transtornos e impactos nas rotinas das crianças e das escolas que agora as acolhem sejam os menores possíveis.

O Município já garantiu que as atividades letivas decorrerão com total normalidade, no novo espaço físico, já a partir de 2.ª feira (22 de março de 2021).

3. Envidar todos os esforços para que rapidamente se procedam aos trabalhos de demolição necessários à reconstrução do Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner.

4. Remeter o relatório do LNEC às autoridades competentes para o apuramento de eventuais responsabilidades.

A Câmara Municipal do Entroncamento informa ainda que “apesar da gravidade e complexidade desta situação, tudo será feito para repor a normalidade do funcionamento do JISMBA, colocando à disposição das crianças e das famílias um equipamento seguro e de qualidade, o que se prevê que não ocorra antes do ano letivo 2022/2023”.


PUB.


96 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom