• comercioenoticias

FALECEU O PADRE FRUTUOSO MATIAS


Foi Pároco de Rio Maior no início dos anos 80

Faleceu esta quarta-feira, 15 de abril, aos 81 anos de idade, no Hospital Distrital de Santarém, o Padre Frutuoso Duarte Matias, presbítero da Diocese de Santarém.

Nascido na Moçarria, concelho de Santarém, a 13 de janeiro de 1939, foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1967, por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, para o serviço da Diocese de Lisboa. Incardinou-se na Diocese de Santarém aquando da sua criação.

O padre Frutuoso iniciou o exercício do ministério sacerdotal, em 1967, como coadjutor das Paróquias de Tremês, Várzea, Arneiro de Milhariças, Abrã, Romeira, Azoia de Baixo, Azoia de Cima e Abitureiras, no concelho de Santarém.

A 23 de fevereiro de 1972 foi para pároco de Madalena e Beselga, no concelho de Tomar. Em 25 de fevereiro de 1975 foi para Pároco de São Pedro e Salvador de Torres Novas, tornando-se Diretor do Jornal “O Almonda” num período particularmente difícil do ponto de vista político e social.

Em 31 de julho de 1984 tornou-se pároco de Arrouquelas e de Rio Maior, onde promoveu a construção do Centro Pastoral e da Residência Paroquial, além de outras obras nas capelas da comunidade. Em 29 de outubro de 1990 foi nomeado vigário forâneo de Rio Maior.

A meio do ano de 1994 tornou-se pároco de Asseiceira, no concelho de Tomar, tendo a 6 de setembro de 2005 sido nomeado pároco de Tomar e vigário forâneo.

A seu pedido, a 16 de julho de 2010, cessou as funções paroquiais, sendo-lhe concedido um tempo sabático.


PUB.


Apenas três meses depois interrompeu o tempo sabático e passou a ser pároco de São João da Ribeira, Marmeleira e Arrouquelas, no concelho de Rio Maior.

Em 22 de agosto de 2013 tornou-se vigário paroquial de São Pedro, Santa Maria, Santíssimo Salvador, e São Tiago de Torres Novas.

No início de 2017, por motivos de saúde, cessou as funções de vigário paroquial e passou a residir na Casa Sacerdotal no Edifício do Seminário em Santarém. Quando perdeu a autonomia a família transferiu-o para o Lar Mocarriense onde foi bem acompanhado pela Instituição e pela família.

Segundo a Diocese de Santarém “o padre Frutuoso foi um sacerdote zeloso e empreendedor, procurava não estar mais de 10 anos em cada comunidade para não cansar a comunidade”.

O funeral do padre Frutuoso Matias realiza-se durante a tarde de amanhã, 16 de abril. Tendo em conta as circunstâncias o corpo seguirá diretamente para o cemitério de Moçarria.

O Bispo de Santarém irá presidir às exéquias em que, além do pároco local, só poderão participar um número reduzido de familiares.

Fonte: Diocese de Santarém


PUB.


1,305 visualizações

1/9

1/10

1/4

1/7

1/7

onde comer

1/10

Periodicidade: Diária

5/25/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias