Periodicidade: Diária

11/26/2022

  • comercioenoticias

FADO BICHA APRESENTAM NOVO SINGLE E VÍDEO: “ESTOURADA”


“Estourada” é o novo single e vídeo de Fado Bicha, cujo álbum de estreia se encontra disponível em vinil a partir de hoje.

Escolhido como segundo single de “Ocupação”, o aclamado álbum de estreia da dupla, lançado nas plataformas digitais a 3 de junho, “Estourada” é um manifesto pessoal, político e emotivo que procura subverter, desafiar e enfrentar a tauromaquia e a masculinidade tóxica.

Tiago Lila (Lila Fadista) é natural de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, oriundo de uma família com ligação à agricultura e simpatia pela tauromaquia, e sempre sentiu “a tourada, mesmo antes de ter a linguagem para a compreender assim, como uma montra de masculinidade tóxica pura, um despojo do domínio racional: violenta, desequilibrada, artificialmente mantida - precisamente o oposto do que argumentam os supostos ruralistas para defender as touradas”. “Estourada” é, para Lila, um manifesto contra esta “festa de morte e dominação, um artifício orquestrado da bravura humana através da tortura ritualizada de um animal”.

Os primeiros dois terços da letra são um poema que Lila escreveu em 2018, em reação a uma entrevista de Assunção Cristas, em que a então deputada comparava a tourada a um bailado. Esse poema zangado transformou-se em manifesto, ao qual se juntou a cantora drag Symone de lá Dragma, também ela ribatejana, e o trompetista trans passarumacaco. A música foi composta pelas Fado Bicha e desenvolvida com o produtor Luís Clara Gomes (Moullinex), fazendo uma revisitação ao ritmo do paso doble, tradicional das festas tauromáquicas, com arranjo de cordas de Miguel Madeira e Bernardo Marques.

O vídeo deste novo single foi realizado por Ana Viotti, com ideia e direção de arte das Fado Bicha. Filmado em Lisboa, no TBA - Teatro do Bairro Alto, na Casa do Capitão e na freguesia de Marvila, tem a participação de Symone de lá Dragma, de passarumacaco, e das Fado Bicha, vestidas de toureiro, já que “os símbolos e elementos culturais da tauromaquia podem e devem ser ressignificados”. O vídeo traduz em imagens o olhar queer que a canção deita sobre esta prática patriarcal e anacrónica da sociedade portuguesa.

Com o lançamento do novo single, chega também à FNAC Chiado a edição em vinil de “OCUPAÇÃO”, o álbum de estreia de Fado Bicha, que tem sido destacado na imprensa como um dos grandes lançamentos da música portuguesa de 2022.

Depois de uma passagem pelo Brasil e por Nova Iorque, as Fado Bicha regressam a Portugal para novos concertos, atuando neste dia 29 de julho, pelas 18h, no Festival Músicas do Mundo, e no próximo dia 14 de agosto, no Festival Bons Sons, em Cem Soldos - Tomar.


PUB.


Quem são Fado Bicha?

Assumindo-se como um projeto musical, performativo e ativista, Fado Bicha foi criado em 2017 por Lila Fadista, na voz e nas letras, e João Caçador, na composição e instrumentos. Partindo do fado como ferramenta de trabalho, Lila e João exploram livremente esse património musical, superando algumas das barreiras rígidas do fado tradicional, e desafiando a heteronormatividade, o binarismo de género e o apagamento das histórias, das memórias e dos contributos das pessoas LGBTI e queer em Portugal.

Convocando outras vozes, corpos e narrativas, Fado Bicha é um projeto orgulhosamente interventivo, que parte das identidades bichas de Lila e João, e do seu envolvimento nos meios, nas temáticas e nas urgências ativistas que buscam diversidade, pertença e representatividade. Desde 2007, deram mais de 200 concertos em 8 países, lançaram três singles, um EP em 2021, participaram em teatro, cinema e televisão, tendo também concorrido à edição de 2022 do Festival da Canção, com o tema “Povo pequenino”.


PUB.



629 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg