top of page

Periodicidade: Diária

3/19/2024

  • comercioenoticias

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS ASSINALAM QUADRA NATALÍCIA NA NAZARÉ


De 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2021, o Centro Cultural da Nazaré apresenta “Presépios Tradicionais da Nazaré”, uma mostra realizada pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

Dos presépios em barro aos mais atuais, a exposição apresenta a evolução das formas e materiais usados na preservação desta tradição, uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém.

A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais – Praia, Pederneira e Sítio – é um dos destaques desta exposição, composta por mais de 150 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico representado, como a Casa da Câmara, da Pederneira; o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Coreto; a Ermida da Memória; o Forte de S. Miguel Arcanjo; as hortas da Pederneira; a marginal; os challets e as casas típicas dos pescadores.


PUB.


“Temos aqui representado o período 1930-1940, para nós o que mais características interessantes apresenta, do ponto de vista cultural e típico da Nazaré”, explicou Fernando Barqueiro, do Grupo Etnográfico, adiantando que pretende, através desta exposição, mostrar “as salas de visita da Nazaré e as raízes culturais de cada um dos núcleos populacionais, com grande significado histórico para a formação desta povoação”.

Composta por cinco grandes presépios, a exposição apresenta, ainda, outra criação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, o presépio “nazareno”, em que as figuras envergam os trajes tradicionais locais. O cenário do nascimento de Jesus é uma embarcação de pesca típica.

Manter viva a tradição e costumes do festejo desta quadra são alguns dos objetivos desta mostra.


Presépios na Gare do Ascensor

A gare do Ascensor (Sítio) está a assinalar esta quadra festiva com um Presépio de grandes dimensões, construído por Custódio Santos. Composta por mais de 1200 peças, reunidas pelo autor da mostra e da conceção dos elementos ali presentes, a exposição já se realiza há 10 anos consecutivos e pode ser visitada diariamente, no horário de funcionamento do Ascensor, até 6 de janeiro de 2020.


PUB.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page