- comercioenoticias
ESTUDANTES DO POLITÉCNICO DE LEIRIA CONQUISTAM SEGUNDO LUGAR NA ALEMANHA

Projeto Energy Measurement, Analysis and Management, desenvolvido por quatro estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, destacou-se entre seis candidaturas internacionais
É uma vitória para Leiria! Os estudantes André Branco, Diogo Carreira, João Vaz e Paulo Henriques, da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, trouxeram para Portugal um importante segundo lugar.
O projeto Energy Measurement, Analysis and Management, desenvolvido por estes quatro estudantes e que foi apresentado presencialmente junto do júri, atingiu o segundo lugar da categoria Smart Energy, no concurso internacional Xplore 2023 Technology Award for a sustainable world.
O evento, promovido pela empresa Phoenix Contact e com o patrocínio do ministério alemão dos Assuntos Económicos e Ação Climática, realizou-se na cidade alemã de Bad Pyrmont, entre 17 e 20 de outubro de 2023.
Oriundos de países diferentes, seis projetos (dos 23 inicialmente submetidos) foram selecionados para a fase final do concurso e estes estudantes da licenciatura em EEC, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, ficaram a apenas um lugar da primeira classificação.
O projeto dos estudantes de EEC teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição, armazenamento e análise de dados de consumos energéticos em edifícios, usando equipamentos de última geração e técnicas de aprendizagem automática (machine learning) para o processamento dos dados.
Foi desenvolvido em parceria com a União de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, tendo sido intervencionados o Pavilhão Desportivo dos Pousos e o edifício sede da freguesia dos Pousos.
O projeto foi desenvolvido com o apoio da academia EDUNET da ESTG (http://sites.ipleiria.pt/edunet/), com a supervisão dos professores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica Pedro Marques, João Sousa, Luís Perdigoto e Paulo Coelho.
