Periodicidade: Diária

11/26/2022

  • comercioenoticias

ESTÁ A DECORRER EM ALENQUER A QUINZENA GASTRONÓMICA DA CODORNIZ


Grelhada, frita, guisada ou acompanhada com um torricado candidato às maravilhas gastronómicas de Portugal. Em Alenquer, a codorniz é rainha num festival gastronómico especialmente dedicado a um dos principais produtos endógenos do concelho.

De 1 a 15 de novembro, Alenquer acolhe mais uma edição da Quinzena Gastronómica da Codorniz, com o objetivo de dar a conhecer este produto de excelência, associando-o aos melhores vinhos do concelho.

Participam nesta iniciativa 31 restaurantes do concelho, que se dispuseram a apresentar pratos à base de codorniz, sempre numa lógica de inovação e criatividade, por forma a alargar as variações e a experiência à mesa.

Tal como em edições anteriores, os restaurantes aderentes vão ter ao dispor alguns dos melhores vinhos do concelho. Trata-se de uma oportunidade única para provar vinhos que têm merecido reconhecimento nacional e internacional, com especial destaque para o “Quinta de Vale Mourisco Syrah 2019”, recém-premiado para harmonização no VI Concurso de Vinhos de Alenquer.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Alenquer, com o apoio da InterAves, empresa local e maior produtora nacional de codornizes.

“O prato à base de codorniz é o mais tradicional do nosso concelho nesta altura. Temos crescido de ano para ano, sempre com resultados muito positivos. A adesão de restaurantes tem sido muito significativa, até porque servem um número diário de pratos muito considerável durante a quinzena. Queremos promover o produto e os espaços e estou certo que estaremos todos alinhados rumo a esse objetivo. Todos os anos, há pratos que se revelam surpresas muito agradáveis e, ao olhar ao exemplo do ano passado, estou certo de que o público vai aderir em massa para provar as novas iguarias”, refere Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura e turismo.


PUB.


Através da dinamização deste encontro gastronómico, torna-se possível impulsionar a codorniz como marca gastronómica e difundir a cultura e tradição alenquerenses, assentes na valorização da qualidade dos produtos endógenos de excelência e na arte e magia dos chefs locais, numa combinação inesquecível com os muito prestigiados vinhos de Alenquer.

“Será mais uma iniciativa de enorme sucesso e deixo, desde já, um agradecimento a todos os parceiros e restaurantes participantes. Temos traçado um caminho sereno, mas cada vez mais exigente com eles, no sentido de criarmos esta marca em Alenquer. Em eventos futuros, estão também planeadas ações de maior escala, relativamente à promoção da codorniz, que irão catapultar esta marca. Juntos, conseguiremos levar mais longe o nome de Alenquer e as suas potencialidades gastronómicas e vínicas”, sublinha o vereador.

De 1 a 15 de novembro, Alenquer é a capital da codorniz. Fica o convite para provar novos pratos e deliciar-se com os bons vinhos da região, aproveitando também para conhecer os vários encantos do concelho, a apenas meia-hora de Lisboa.


PUB.




65 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg