- comercioenoticias
ESPAÇO MYMACHINE PORTUGAL INAUGURADO EM ÓBIDOS

“A construção da Educação é feita em comunidade e trabalhar em comunidade é precisar de todos.” Foi desta forma que Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Óbidos, falou da abertura do Espaço MyMachine Portugal, a funcionar desde o passado dia 11 de novembro, na Casa do Centro (antiga biblioteca municipal), em Óbidos.
Segundo a autarca, “este projeto tem sido trabalhado nas escolas, no primeiro ano e, depois, já não há mais contacto [com o MyMachine] por parte dos alunos”. Contudo, para Margarida Reis, “este projeto é muito bom para ficar apenas pelo primeiro ano” e, por isso, “este espaço serve para abrir o projeto à comunidade”. “Vamos tentar oferecer alguns programas para alunos de vários pontos do País”, sendo também “um espaço que está a ser preparado para os nossos idosos”, concluiu.
PUB.
Ana Sofia Godinho, coordenadora nacional do MyMachine Portugal, explica que “o bonito deste projeto é a comunicação entre todos, entre crianças, alunos das escolas técnicas e alunos das universidades”. O MyMachine Portugal está presente, neste momento, em três municípios portugueses, nomeadamente Óbidos, Vila Nova de Famalicão e Campo Maior, mas “já há outras regiões que falaram connosco”, revela. A responsável explicou ainda que, em Portugal, o projeto abrange cerca de 400 alunos, em 12 escolas, com o apoio de quatro universidades, nove escolas técnicas, uma cooperativa e 130 alunos do secundário.
Em Óbidos, o projeto reúne o Município de Óbidos, o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, o Parque Tecnológico de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria, o CENFIM – núcleo das Caldas da Rainha e o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha. Foi ainda celebrado um novo protocolo com o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha.
PUB.