Periodicidade: Diária

9/25/2022

  • comercioenoticias

ESCOLA SECUNDÁRIA DE RIO MAIOR DINAMIZA SEMINÁRIO SOBRE ENSINO PROFISSIONAL

Atualizado: 12 de abr.


Reconhecendo a importância das vias de ensino profissionalizantes, inscritas na história da instituição, a Escola Dr. Augusto César da Silva Ferreira dinamizou, a 6 de abril, o seminário “#Ensino Profissional: Presente, Passado e Futuro na ESDACF”.

Os painéis da manhã contaram com a participação de José Albino Frazão, Diretor da ESDADCF; Joaquim Azevedo, Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa, membro do Conselho Nacional de Educação; Jorge Reis, Diretor-Adjunto da Formação, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo; Luís Filipe Dias, Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior; Alexandra Figueiredo, vogal do Conselho Diretivo da ANQEP, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, entidade que tem como missão contribuir para a melhoria dos níveis de qualificação dos jovens e dos adultos em Portugal, e Luísa Orvalho, Consultora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Universidade Católica Portuguesa.

A manhã de trabalhos assegurou uma importante reflexão, que permitiu conhecer os desafios que se colocam hoje ao Ensino Profissional, de modo a dar a melhor resposta às necessidades do futuro. Ficou clara a perspetiva de que esta modalidade de ensino oferece qualificações relevantes, válidas tanto em Portugal como fora do país, e que garante a formação integral do aluno, enquanto Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Trabalhador.

A apresentação do Seminário foi assegurada com enorme profissionalismo - como fizeram questão de sublinhar os convidados - pelos alunos Francisco Sil (SIS2124) e Tatiana Agostinho (MECAE1922). As alunas do Curso de Ação Educativa (MA2023), por sua vez, garantiram, com empenho, o coffee break.


PUB.


A sessão da tarde destinou-se, essencialmente, às turmas do Ensino Profissional (EP), que tiveram a possibilidade de ouvir um conjunto de oradores pronunciar-se sobre as virtudes de uma modalidade de ensino que assenta o seu sucesso na aproximação ao mercado de trabalho.

O painel moderado por Alexandre Faria, Adjunto da Direção para o Ensino Profissional, contou com a intervenção de Luciano Vitorino, Presidente do Conselho Geral da Escola, Nuno Malta, Diretor do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, Sérgio Ferreira, Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, Sérgio Leandro, Diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPL Leiria) e ainda de vários ex-alunos do EP da ESDACSF.

Os diferentes testemunhos destacaram o EP enquanto oferta educativa conducente ao sucesso e não limitativa, uma vez que confere uma certificação de nível 4, sem impedir a transição para o Ensino Superior. Com planos curriculares exigentes, os cursos do EP implicam a manutenção de competências de natureza técnica, científica e sociocultural.

O Seminário encerrou da melhor forma, com uma atuação dos alunos do curso profissional de Técnico de Desporto (DES1922).

De referir que este Seminário foi organizado pelas docentes de Área de Integração das diferentes turmas – com o apoio da coordenadora do EP, do Adjunto da Direção para o Ensino Profissional, de outros profissionais da Escola e dos alunos do EP –, inserindo-se num Domínio de Articulação Curricular designado “ProSecundário”, que integra igualmente os boletins que têm vindo a ser publicados sobre o EP.

Gabinete de Comunicação e Imagem da ESDACSF


PUB.


162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg