Periodicidade: Diária

6/30/2022

  • comercioenoticias

EPRM INTEGROU PROJETO ESCOLAS 4.0 – INOVAÇÃO NO ENSINO E NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS


A EPRM Escola Profissional de Rio Maior integra, desde 2017, uma parceria transnacional ligada às áreas do ensino e formação profissional Inicial (VET), com especial enfoque na inovação e no desenvolvimento de novas metodologias de trabalho associadas aos novos contextos económicos e tecnológicos.

Esta parceria foi reforçada em 2018 com um projeto apoiado pelo Programa Erasmus+, chave KA2, intitulado “Schools 4.0 -Innovation in VET”, integrando, para além das parcerias nacionais, entidades oriundas da Bélgica (Efvet European Forum of Technical and Vocational Education and Training), Grécia (DIAVIMA Kentro Dia Viou Mathisis) e Dinamarca (KØGE Business College), tendo como consultoria científica e pedagógica dois professores do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, mais concretamente o Prof. Doutor Joaquim Azevedo e a Prof. Doutora Luísa Orvalho.

O encerramento desta iniciativa, da qual a Escola Profissional Amar Terra Verde foi coordenadora, ocorreu no passado dia 14 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto, através de da apresentação pública dos resultados operacionais (IO) resultantes do projeto, consolidados num e-Book que pode ser acedido no endereço https://epatv.pt/e-book-schools4.0


PUB.


Marcaram presença no evento o Prof. Doutor Carvalho Guerra; o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa; o Sr. Diretor Geral da DGEstE, Dr. João Gonçalves; o Coordenador do projeto “PISA for Schools” em Portugal, Sr. Prof. Gonçalo Xufre; a Secretária do Conselho da EfVET, Dr.ª Marta Almeida Santos; o Sr. Deputado do Parlamento Europeu, Sr.º Eng.º José Manuel Fernandes, entre outras individualidades.

Todos os intervenientes louvaram o trabalho desenvolvido durante o projeto que resultou no E-book apresentado. O Sr. Diretor Geral da Dgeste, responsável pela apresentação do E-book, referiu ainda que encontrou no trabalho os 18 sentidos para a educação do futuro, exultando a todos os presentes a consultá-lo.

O objetivo desta parceria transnacional foi co-construir e publicar um conjunto alargado de boas práticas (IO), em língua portuguesa e inglesa, em suporte digital (e-book), que possa constituir-se como um referencial teórico-prático inovador para ajudar os diferentes intervenientes no ensino e na formação profissional inicial a repensar as mudanças a introduzir nas práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas, para se passar de uma escola tradicional, só com aulas presenciais, para uma verdadeira escola do século XXI.

Inês Sequeira


PUB.


73 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Abertura Piscinas.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg