- comercioenoticias
ENTRONCAMENTO APOSTA FORTE NA RECOLHA SELECTIVA

No próximo dia 10 de agosto, o Entroncamento inicia o Projeto Piloto de Recolha Seletiva Porta a Porta. O objetivo é simples – aumentar a recolha seletiva e a reciclagem.
O projeto foca-se nos comportamentos individuais de cada um de nós e privilegia o contacto pelos profissionais da RESITEJO (RSTJ), devidamente credenciados, que prestam informação personificada e de qualidade aos moradores, durante um período de dois meses.
A adesão é voluntária e os outros meios de recolha já existentes vão manter-se em funcionamento.
A primeira fase desenrola-se na Freguesia Nª Sr.ª de Fátima, nas zonas habitacionais de vivendas, prosseguindo a partir de outubro, para a Freguesia de São João Baptista.
PUB.
E porquê este projeto piloto focado no cidadão individualmente?
Para se ter uma ideia da situação, em 2025 os Estados-membros da União Europeia devem chegar a uma taxa de 55% na reciclagem efetiva. Neste momento Portugal chegou aos 24%. O cumprimento destas metas depende muito da separação em meio doméstico.
Acreditamos estar no bom caminho, na medida em que Portugal tem conseguido aumentar a quantidade de recolhas seletivas por habitante. Em 2019, a previsão era de 47 quilos por cidadão, e o país conseguiu chegar aos 48 quilos.
No Entroncamento, a recolha seletiva entre 2018 e 2019, aumentou 8,9%. Foi pouco, mas demonstra o crescimento da consciencialização ambiental da população.
São pequenos passos que decorrem de pequenos gestos de cada um de nós.
“Contamos com a sua adesão à recolha seletiva, em defesa do meio ambiente e da nossa sobrevivência”, salienta a Câmara Municipal do Entroncamento.
PUB.