top of page

Periodicidade: Diária

2/28/2024

  • comercioenoticias

ENFERMEIROS PERIOPERATÓRIOS DO CHMT DESENVOLVEM PROJETO PARA MELHORIA DA SEGURANÇA DO DOENTE


Na semana de 13 a 19 de fevereiro as equipas de Enfermeiros Perioperatórios Portugueses são desafiadas pela Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) a divulgar os projetos que estão a desenvolver para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem na área da segurança do doente no Bloco Operatório.

Nesse sentido o grupo de trabalho dos enfermeiros/as perioperatórios do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) associa-se a esta semana comemorativa e divulga o projeto que estão a desenvolver sob o tema: “Transmissão da comunicação de informação da Visita Pré-Operatória e segurança do utente”. O objetivo do projeto é elevar o padrão de qualidade assistencial dos cuidados de enfermagem, uniformizando os procedimentos da Visita Pré-Operatória (VPO), quer seja na recolha e registo da informação bem como da transmissão da mesma.



A VPO é um recurso usado para levantar dados sobre o utente cirúrgico, por intermédio dos quais se detetam os problemas ou alterações relacionadas aos aspetos biopsico-sócio-espirituais do utente e se planeia a assistência de enfermagem a ser prestada no período perioperatório. A comunicação entre pares envolvidos no processo perioperatório dos utentes é de extrema importância, dai a necessidade de implementar um procedimento mais estruturado e sistematizado de forma a priorizar o foco de atenção do enfermeiro contribuindo assim para a comunicação efetiva de toda a informação que resulta da VPO aos restantes profissionais envolvidos no processo.

Este projeto irá contribuir para a prestação de cuidados de enfermagem mais humanizados e com mais qualidade e segurança. Esse é também um contributo para a satisfação dos utentes e para a satisfação dos próprios enfermeiros.

Os Enfermeiros Perioperatórios são detentores de conhecimentos e competências específicas. Dedicam-se a cuidar da pessoa doente no bloco operatório, mantendo a sua estabilidade, segurança e bem-estar, antes, durante e após a cirurgia.


97 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page