• comercioenoticias

EM VILA CHÃ DE OURIQUE A PRESIDÊNCIA ABERTA FOI À UNIVERSIDADE


A Presidência Aberta que está a decorrer ao longo ao mês de fevereiro na freguesia de Vila Chã de Ourique, no concelho do Cartaxo, permitiu na segunda-feira, 10 de fevereiro “reforçar a ligação de parceria que o município sempre estabeleceu com a Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique”, referiu Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo que esteve na sede da Universidade acompanhado quer pela vereadora responsável pelo pelouro de Ação Social e Saúde, Elvira Tristão, quer pela técnica superior Conceição Reis, coordenadora da mesma área no município, assim como, por António Sobreira, do Gabinete de Apoio à Vereação, pelo presidente da Junta de Freguesia Vasco Casimiro e pela presidente da Assembleia de Freguesia, Maria da Conceição Salvador.

O vice-presidente explicou a ausência do presidente da Câmara Municipal “em reunião externa, inadiável, com a Agência Portuguesa do Ambiente, sobre um tema da maior importância para o desenvolvimento de todas as nossas freguesias, o novo Plano Diretor Municipal”.

Para Fernando Amorim, o facto de a Presidência Aberta reservar espaço de “encontro com as associações, com os seus dirigentes e com os seus utentes, em visitas e reuniões de trabalho que queremos suficientemente informais para falarmos de todos os assuntos, mas com caráter oficial, de compromisso, que permita produzir resultados concretos”, tem sido uma das mais valias constatadas ao longo da iniciativa e “que queremos reproduzir em todas as freguesias, ao longo do ano”.

A receber o executivo municipal e os representantes da freguesia, esteve a presidente da associação que dá corpo à Universidade Sénior, Maria Augusta Alves, assim como os alunos que assistiam à aula de Cidadania, e professores.

Para além de acompanhar o decorrer da aula de Cidadania, o grupo de trabalho reuniu com a presidente da Universidade, tendo abordado as principais dificuldades que a associação enfrenta no seu dia a dia, as possibilidades de aprofundar parcerias com os diversos serviços municipais – em áreas como o apoio jurídico, ou a participação em projetos na área cultural e social para o público sénior.

Nove anos ao serviço da comunidade

A Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique, com sede nas instalações do antigo posto de saúde da vila, iniciou a sua atividade em 2010, tendo a associação sem fins lucrativos, que a sustenta – Amigos do Conhecimento –, sido criada em 2011. Conta atualmente com 15 alunos que podem frequentar doze disciplinas – Informática, Cidadania, Expressão Musical, Inglês, Francês, Ginástica, Artes e Pintura, Chi-Kung e Meditação, Socorrismo, Português, Filosofia e Psicologia.

Todas lecionadas por professores voluntários, as aulas decorrem quer na sede da Universidade, quer na Biblioteca de Vila Chã de Ourique, como é o caso das aulas de Informática. Algumas aulas dão ainda lugar a outras atividades, como a Expressão Musical, que já produziu um grupo que alia tocadores de cavaquinhos e coro – a Tuna da Universidade Sénior de Vila Chã de Ourique –, que tem atuado em diversos eventos, entre os quais se destaca a Inauguração da Festa do Vinho do Concelho do Cartaxo.

A Presidência Aberta tem estado a decorrer em Vila Chã de Ourique desde dia 3 de fevereiro e vai continuar até ao final do mês. Para além da Universidade Sénior, já decorreram reuniões de trabalho com seis associações, e outras quatro estão agendadas. Durante a Presidência Aberta na freguesia, haverá ainda espaço para uma reunião descentralizada da Câmara Municipal, para a iniciativa Presidente por um Dia, para uma visita à Agrolex, ou para uma manhã dedicada ao atendimento ao público pelo executivo municipal. Decorrerá ainda a reunião do grupo de trabalho Saúde Pública e Bem-Estar Animal, a visita à Escola Básica do 1.º Ciclo e ao Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique, sendo que este também acolherá a iniciativa Semear Futuro – plantação de árvores com a participação dos alunos do Jardim de Infância, que vai encerrar a Presidência Aberta em Vila Chã de Ourique.

As reuniões das comissões e conselhos municipais também decorrem na freguesia – já reuniu o Conselho Municipal de Juventude e nos próximos dias decorrerão reuniões da Comissão de Proteção Civil, do Conselho Municipal de Segurança, da Comissão Municipal de Trânsito, do Conselho Cinegético Municipal e da Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Todas as iniciativas, reuniões e visitas de trabalho, são abertas ao público, tendo o presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, endereçado convites a todos os autarcas eleitos – vereadores da Câmara Municipal, membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta e de assembleia de freguesia, para estarem presentes em todo o programa.

0 visualização

1/8

1/9

1/7

1/7

1/8

onde comer

1/6

Periodicidade: Diária

7/12/2020

bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias