- comercioenoticias
DOM JOSÉ ORNELAS É O NOVO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA
Atualizado: 12 de abr. de 2022

Na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, o Papa Francisco nomeou D. José Ornelas como bispo de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo o cardeal D. António Marto que apresentou a sua renúncia. D. José Ornelas é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e era até ao momento Bispo de Setúbal.
D. José Ornelas tem 68 anos de idade e estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
D. José Ornelas saudou “toda a Igreja de Leiria-Fátima, a começar pelo Cardeal D. António Marto, ao qual me liga uma grata amizade fraterna, nascida à sombra do Evangelho e no serviço da Igreja”.
“Assumo com gratidão e como desafio a herança de pastor que ele me deixa, no seguimento de outros dedicados bispos, de quem D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva é testemunha, felizmente presente na Diocese” – escreve o novo bispo na sua mensagem.
PUB.
Nascido a 5 de janeiro de 1954, na localidade de Porto da Cruz, na Ilha da Madeira, D. José Ornelas fez a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), tendo sido ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.
D. José Ornelas é especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.
Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de julho de 2000, tendo sido eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.
O Papa Francisco nomeou-o bispo de Setúbal, a 24 de agosto de 2015 e a sua ordenação episcopal teve lugar a 25 de outubro do mesmo ano, na Catedral da diocese sadina, onde tomou posse.
O início do serviço pastoral de D. José Ornelas na diocese de Leiria-Fátima está marcado para o dia 13 de março.
PUB.