top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

“DO TORRICADO À LAPARDANA, UMA VIAGEM GASTRONÓMICA” EM AVEIRAS DE CIMA


“Azambuja Terras do Torricado” abre o ano 2020 na freguesia de Aveiras de Cima, com o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica”, que se irá realizar nos dias 7 e 8 de março, no

Mercado Diário de Aveiras de Cima.

A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja.

À semelhança do ano anterior, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos do “antigamente”, com destaque para o célebre Torricado. Mas vai além da gastronomia, indo ao encontro dos seus fundadores, a população mais antiga e mais humilde da freguesia de Aveiras de Cima, nomeadamente os habitantes dos “Casais” que a rodeiam. Algumas dessas pessoas irão confecionar estas iguarias ao vivo, como eram preparados antigamente, revelando histórias do seu passado, transmitindo um testemunho para as novas gerações e partilhando este conhecimento quase em vias de extinção na sociedade atual.

Nesta viagem “Do Torricado à Lapardana”, vão ser protagonistas o famoso Torricado do Concelho de Azambuja e a Lapardana, entre outras iguarias com a tradição e arte de aproveitar o pão, bem acompanhados por bacalhau assado e por bom vinho, não fosse Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”.

Para poder conhecer e participar nesta viagem, precisa apenas de adquirir o “kit de acesso” à entrada do evento, que tem um custo de 15 euros e com direito a uma prova gastronómica, que inclui, uma sopa, um prato e uma bebida. O prato e a tigela, personalizados, são para recordação. Pode optar por não adquirir o kit, tendo o custo de 12,50€.

A história começa a ser contada no dia 7, com o evento aberto ao público entre as 17h00 e as 02h00. Domingo, dia 8, o horário será entre as 12h00 e as 19h00.

O evento terá animação com vários momentos de música e dança. No dia 07 estará presente a Bandinha da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e haverá bailarico com o animador Nelson P. No dia 08 está marcada atuação do Grupo “Cantares de Sempre” da Filarmónica local e a atuação do Rancho Folclórico de Aldeia Gavinha - Alenquer.

Esta iniciativa é integrada na marca “Azambuja – Terras do Torricado”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas. No ano 2020 irá continuar a fortalecer a consolidação da marca, com um conjunto de oito iniciativas que terão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.

294 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page