top of page
Sem nome (1218 × 170 px) (1).png

Periodicidade: Diária

12/1/2023

  • comercioenoticias

DIA MUNDIAL DA DIABETES – CHMT REALIZOU 340 RASTREIOS DE GLICEMIA


A equipa do Serviço de Diabetes e Obesidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizou no passado dia 14 de novembro rastreios gratuitos de glicemia, assinalando assim o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora nesse dia.

Porque todo o cuidado começa na prevenção, e as complicações da diabetes são ocasionadas pelos valores persistentemente elevados de glicemia torna-se essencial fazer estes rastreios. Se não existir diagnóstico, não existe terapêutica e as complicações devido a esta doença vão surgir mais cedo.

Ao longo de todo o dia foram realizados 340 rastreios e foi possível identificar alguns casos de diabetes e também alguns casos que poderão indiciar uma pré-diabetes. Nenhum dos utentes tinha conhecimento que sofria de tal condição, tendo sido devidamente aconselhados pela equipa do CHMT sobre quais os procedimentos que deveriam adotar para começarem uma vigilância ativa desta sua condição de saúde.


PUB.


A Diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição. Cerca de 40% das pessoas com diabetes não tem a doença diagnosticada, pelos que os rastreios se tornam essenciais para a sua deteção precoce.

A par dos rastreios foi também montada uma exposição da Unidade de Tomar, onde foi estabelecido um “circuito” diferente para diabéticos e não diabéticos. Após o rastreio, os utentes foram acompanhados pelo respetivo circuito, por um profissional de saúde que ia explicando aos não diabéticos quais os fatores de risco e sinais de alarme e, aos diabéticos, as possíveis complicações e os objetivos do tratamento.

Ambos os circuitos terminavam em imagens que reforçavam a importância da alimentação saudável e do exercício físico. Esta exposição estará também patente nos próximos dias nas Unidades de Abrantes e Torres Novas.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são o excesso de peso e a obesidade, ingestão de açúcar e gordura em excesso, sedentarismo, história familiar e herança genética, idade, stress, alcoolismo, pré-diabetes, hipertensão arterial, história de doença cardiovascular prévia.

Embora a doença possa ter origem genética, estima-se que grande parte dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis., tais como: reduzir o consumo de açúcar, ter uma dieta equilibrada, beber água regularmente (entre 1,5 litros a 2 litros por dia), aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, praticar atividade física regularmente, manter o peso numa faixa saudável, evitar o consumo de álcool e não fumar.


PUB.




31 visualizações0 comentário
Gina Morais.png

onde comer

telefonesuteis.jpg
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page