top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE ASSINALADO COM A PLANTAÇÃO DE SEIS ÁRVORES AUTÓCTONES NO JARDIM DE SÃO BENTO


Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Municipio de Santarém procedeu à plantação de seis árvores da espécie olaia (Cercis siliquastrum), no Jardim de São Bento, esta terça-feira, 21 de março.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Russo e Diogo Gomes, Vereadores da CMS, fizeram a plantação das seis árvores que vão substituir os exemplares abatidos recentemente, no local, devido ao seu mau estado fitossanitário.

Ricardo Gonçalves afirmou que “pretendemos desta forma, melhorar a qualidade e sustentabilidade dos espaços urbanos em várias valências, tirando partido dos benefícios das árvores em meio urbano, em termos paisagísticos, culturais, sociais e ecológicos. Para além de potenciarmos, através desta estrutura arbórea, a melhoria das condições microclimáticas e ecológicas, tornando os espaços mais convidativos à vivência urbana”.



De referir que, a espécie olaia (Cercis siliquastrum) se adapta bem às condições edafoclimáticas da Cidade, com a particularidade da floração cor-de-rosa se dar na altura do feriado Municipal. A aposta na arborização é fundamental para amenizar o microclima e os efeitos das ondas de calor. As árvores, para alem de servirem de suporte para a biodiversidade, contribuem para o arrefecimento da temperatura e para a diminuição da luminosidade e do ruído. Para além de potenciarem o aumento da humidade relativa do ar, de fomentarem o sequestro de carbono atmosférico e depurarem o ar, para a diminuição dos riscos de saúde.



66 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page