Periodicidade: Diária

6/26/2022

  • comercioenoticias

DESAFIOS DO TURISMO VÃO ESTAR EM DEBATE EM TOMAR NO 8.º FÓRUM VÊ PORTUGAL

Atualizado: 6 de abr.


A cidade de Tomar vai receber, de 6 a 9 de junho, a 8.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados ao turismo interno.

Tomar sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Caldas da Rainha, as cidades do Centro de Portugal que acolheram as edições anteriores. Este ano, o tema central do evento é “A Era Pós-Covid-19 e o Turismo: Olhos Postos no Futuro!".

A apresentação do evento aconteceu hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, de Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal tomarense, de João Freitas Coroado, presidente do Instituto Politécnico de Tomar, e de Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal.

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância da realização deste fórum. “O Fórum Vê Portugal foi criado com a ideia inicial de fazermos a discussão do turismo interno. Hoje, confirma-se que o mercado nacional é uma peça-chave na procura turística no nosso país, tendo contribuído decisivamente para mitigar os efeitos da pandemia. Nesta edição, vamos ter como tema central a discussão do período pós-covid. Vamos debater as formas como a indústria do turismo vai reagir para enfrentar os novos desafios da atividade turística”, explicou Pedro Machado. “Com este Vê Portugal, vamos mostrar ao setor do turismo e à opinião pública que estamos num processo de restaurar a confiança no crescimento da atividade, assim como estamos a restaurar a confiança dos mercados internacionais. Em Tomar, vão estar os maiores especialistas nacionais e internacionais a debater estes assuntos”, acrescentou.

Anabela Freitas, por sua vez, elogiou a escolha de Tomar como palco do encontro de quatro dias, "que tem uma dimensão nacional". "Todos nós somos também turistas. Nessa condição, o que procuramos agora é diferente do que procurávamos antes da pandemia. Os players da atividade turística precisam de se reinventar para se adequarem às novas tendências. Para isso, precisamos de espaços para debater e trocar ideias, para termos discussões estratégicas sobre o setor do turismo. Este fórum é um espaço privilegiado para isso. Espero por todos em Tomar, para uma discussão que será muito profícua", assinalou.

João Freitas Coroado saudou o facto de o Fórum acontecer de forma presencial. "O turismo é uma área muito cara ao Instituto Politécnico de Tomar. Este evento constitui uma oportunidade muito relevante para os seus estudantes e investigadores apresentarem resultados dos seus trabalhos e para conversarem com operadores turísticos. É importante sabermos os caminhos que estão a ser trilhados neste setor. É com muito gosto que o Instituto Politécnico de Tomar é parceiro neste evento”, frisou.


Um programa recheado de interesse

Coube a Adriana Rodrigues apresentar o programa do Fórum Vê Portugal. A grande novidade da edição deste ano é o aumento da duração do evento, que passa a ser de quatro dias. Este programa alargado deve-se à realização de uma bolsa de contactos e de uma visita guiada ao território.

Na tarde de dia 6 de junho, no Hotel dos Templários, terá lugar um "Programa One-To-One Meetings", em que são convidados a participar os operadores turísticos nacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do setor do Turismo. Os objetivos deste programa são promover uma bolsa de contactos de negócios entre os participantes, além de promover internamente o Centro de Portugal enquanto destino privilegiado de uma diferenciação de produtos turísticos. A inscrição será gratuita.

Os dias 7 e 8 de junho, no Cine-Teatro Paraíso, serão preenchidos por seis painéis, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo em Portugal.

No dia 7, o primeiro painel, "Novas tendências no comportamento do turista", terá como palestrantes já confirmados Mauro Paulino, psicólogo e coordenador do livro "A Psicologia da Pandemia”, Marta Poggi, palestrante e consultora de turismo digital, António Neves, Industry Manager-Travel da Google, e Tiago Phillimore, responsável pelas áreas de eCommerce e Digital da TAP. O painel 2, "O capital humano nas organizações: impactos e mudanças", contará com Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, e Ana Paula Pais, diretora coordenadora de Formação no Turismo de Portugal. O terceiro painel, "Covid-19 e a emergência de novos produtos turísticos", terá como protagonistas Sérgio Nunes, diretor do Centro de Investigação Aplicada em Economia e Gestão do Território, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, e Pedro Pedrosa, CEO na empresa Portugal A2Z Walking & Biking,

"Covid-19 e o impacto na oferta turística" será o tema do quarto painel, já no dia 8, com Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, e Francisco Vieira Pita, Administrador e CCO da ANA – Aeroportos de Portugal. O painel 5, "Covid-19 e internacionalização da marca Portugal", será com Carlos Coelho, CEO da Ivity Brand Corp, e José Filipe Torres, CEO da Bloom Consulting. O último painel, "Vamos falar do futuro: há como antecipar novas crises?", estará a cargo de Paulo Fernandes, presidente do Conselho Estratégico da Região Centro, e Miguel Poiares Maduro, professor universitário.

No dia 9 de junho, os oradores, convidados, jornalistas e operadores turísticos são convidados a integrar a “Vê Tomar”, uma visita guiada à cidade templária, com passagem pelo Complexo Cultural da Levada de Tomar, Sinagoga, Centro Histórico, Convento de Cristo e Castelo Templário.

O programa completo do Fórum Vê Portugal pode ser consultado em https://bit.ly/3tzP9lB ou www.facebook.com/forumveportugal e o filme de apresentação do evento está disponível em https://youtu.be/CejGZEha3Mg.

PUB.


Turismo do Centro homenageia personalidades em Jantar Oficial

Já uma tradição instituída em edições anteriores deste fórum, o Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 7, será um dos momentos altos do programa. Esta é a ocasião em que o Turismo Centro de Portugal homenageia personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.

Durante o Jantar de Gala, no Hotel dos Templários, serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo, assim como os

Prémios de Teses Académicas, que incidem sobre o Centro de Portugal. As informações sobre estes prémios e as candidaturas estão disponíveis em https://bit.ly/3wpO55l.

A participação no Jantar Gala "Vê Portugal", tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.

Destaque ainda para a entrega dos Prémios “Best of Responsible Trails Portugal”, que terá lugar na tarde do dia 7.


Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.


PUB.


17 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/12
telefonesuteis.jpg
Abertura Piscinas.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg