top of page

Periodicidade: Diária

2/25/2024

  • comercioenoticias

DEPUTADOS DO PSD VISITARAM ALMEIRIM


Na data em que se assinalava um ano sobre as Eleições Legislativas à Assembleia da República, os Deputados eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD), pelo Círculo Eleitoral de Santarém, Isaura Morais, João Moura e Inês Barroso, realizaram uma visita ao concelho de Almeirim.

A convite da Comissão Política de Secção (CPS) deste concelho, os deputados sociais-democratas visitaram algumas instituições/empresas/locais da cidade, para se inteirarem das principais necessidades em algumas áreas, e também das dinâmicas existentes no tecido empresarial de Almeirim.

Na primeira reunião, realizada no Centro de Saúde Almeirim, os Deputados tomaram nota de que os constrangimentos que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) regista ao nível da carência de médicos, é extensível a este concelho, onde 37% da população não tem médico de família. A limitação do número de médicos é significativa, e pese embora o inexcedível esforço dos profissionais que aí trabalham, o concelho já teve que articular com a população da freguesia de Raposa, que os utentes se deslocassem à sede do concelho para poderem ter atendimento, e a ACES Lezíria, pelo seu trabalho em rede, recorre a médicos do concelho de Coruche, para dar resposta aos “picos” de atendimento.

“Nas suas instalações, as condições de trabalho ao nível de equipamentos de climatização dos espaços é deficitária e insuficiente e no que respeita a escassez de recursos humanos, nomeadamente de Assistentes Técnicos, também é expressiva – 35%”, salientam os deputados do PSD.

Os Deputados tomaram ainda nota de que para a especialidade de Medicina Geral e Familiar, na qual se regista um número acentuado de aposentações, foram abertas apenas 2 vagas – uma para Salvaterra de Magos e outra para Cartaxo, e que ambas ficaram por preencher.

Registe-se a informação partilhada pelo Sr. Diretor Executivo do ACES Lezíria, Enf. Hugo Sousa, de que, à data, o Ministério da Saúde já assinou protocolo com uma clínica sediada em Coruche, por forma a possibilitar a realização de exames de Ecografia ou rastreio pré-natal, como por exemplo a Ecografia Morfológica (22 sem), por parte das grávidas de toda a zona do ACES Lezíria.

Os deputados socias democratas salientam que “este assunto já tinha sido apresentado pela Deputada Inês Barroso ao Sr. Ministro da Saúde, e em três momentos de Audição do mesmo, uma vez que a única clínica convencionada se localizava em Chelas, a 170km de Chamusca, por ex”.



O dia prosseguiu com visitas à Adega Cooperativa de Almeirim, à Borrego, Leonor & Irmão e à Agroeno, para conhecimento das dinâmicas empresariais, da inovação e desenvolvimento e das dificuldades que afetam os respetivos setores de negócio.

De salientar ainda a deslocação à Vala de Almeirim, onde verificaram o deplorável estado de abandono em que a mesma se encontra… Os jacintos de água, espécie aquífera invasora, cobrem toda a linha de água, afetando seguramente a biodiversidade da mesma e dando uma noção de total desprezo por esta que já foi uma importante vala para os concelhos de Almeirim e Alpiarça.

No final da visita os deputados do PSD agradeceram ao Presidente da CPS de Almeirim, Sr. António Manuel Nunes, que acompanhado por vários militantes e simpatizantes, pelo acolhimento e prestimosa colaboração.


27 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page