- comercioenoticias
DEPUTADO DO PCP NO PARLAMENTO EUROPEU, JOÃO PIMENTA LOPES, VISITOU O DISTRITO DE LEIRIA

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, realizou, a 22 de julho uma jornada de contactos no Distrito de Leiria que cobriu os concelhos de Peniche, Leiria, Pombal, Ansião e Alvaiázere.
A visita do deputado do PCP teve como objetivos inteirar-se especificamente de duas questões: a situação nas pescas e os incêndios que assolaram recentemente o Distrito de Leiria.
Em Peniche Pimenta Lopes, acompanhado de vários dirigentes nacionais e regionais do Partido, realizou reuniões com a Associação de Armadores da Pesca do Cerco (OPCENTRO) e com a Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal (CAPA). De seguida deslocou-se ao cais de embarque do porto de pesca de Peniche onde realizou um Encontro com o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca e contactou com os pescadores.
Ao finalizar a manhã de contactos dedicados à Pesca, João Pimenta Lopes identificou os três problemas centrais neste sector fundamental: o aumento dos custos de produção, nomeadamente com o aumento dos combustíveis; a falta de atratividade da atividade da pesca em virtude dos baixos rendimentos e incerteza que marcam a vida daqueles trabalhadores; e o baixo valor do pescado na primeira venda. O Deputado reafirmou o compromisso de o PCP continuar a intervir na Assembleia da República e no Parlamento Europeu para defender o sector e os seus profissionais.
PUB.
A parte da tarde da visita foi dedicada aos incêndios que assolaram o centro e norte do Distrito de Leiria
Em Leiria a comitiva do PCP realizou encontros a Associação Desportiva e Recreativa da Mata na Freguesia dos Milagres, e com agricultores e suinicultores no lugar das Figueiras, onde o incêndio de Leiria ameaçou a população e destruiu culturas, armazéns, alfaias agrícolas, produtos agrícolas e matou dezenas de animais, nomeadamente ovelhas e cabras.
Em Pombal, na localidade do Barrocal, a delegação do PCP deslocou-se à Associação Juvenil e de Educação do Barrocal onde reuniu com a população e com dirigentes da União dos Agricultores do Distrito de Leiria, da Associação de Compartes do Barrocal e do Grupo Proteção Sicó (GPS). Pimenta Lopes foi informado das consequências do incêndio que lavrou naquela região, tendo assumido o compromisso de intervir no Parlamento Europeu para apoiar as consequências na atividade agrícola e na biodiversidade da região, tendo ainda sido informado da luta que os compartes do barrocal levam a cabo para desenvolver a atividade e verem cumprida a lei dos baldios, nomeadamente sobre a propriedade dos baldios.
A delegação do PCP realizou de seguida um percurso pela serra do Sicó até Ansião que permitiu ver a enorme extensão dos incêndios e o grau de violência daquele incêndio.
Em Ansião o deputado do PCP, acompanhado de dirigentes locais e regionais do PCP, entre os quais, Octávio Augusto, membro da Comissão Política do PCP, responsável pela Área da Proteção Civil, reuniu com a Direção e o Comando dos Bombeiros Voluntário de Ansião. Mais uma vez o PCP foi informado da cada vez maior insuficiência de apoios do Estado para as corporações de bombeiros, e das dificuldades que existem em zonas menos populosas de recrutamento de voluntariado para os bombeiros, dado que têm vindo a perder regalias sociais. A reunião com os Bombeiros Voluntários de Ansião demonstrou uma grande identificação entre a reflexão dos bombeiros e as propostas do PCP. Tendo o PCP assumido o compromisso de prosseguir a sua ação em defesa, valorização e respeito pelos bombeiros portugueses.
A jornada de contactos do PCP e do Deputado Pimenta Lopes terminou com uma visita à Freguesia de Pelmá, no sul do Concelho de Alvaiázere, onde o incêndio consumiu 70% do território da Freguesia e 80% dos campos agrícolas e olivais. Os problemas específicos de uma comunidade muito centrada na produção do Azeite, com uma estrutura fundiária assente no pequeno minifúndio, que poderá ficar devastada económica e socialmente se não for devidamente apoia na replantação das oliveiras e garantia de rendimentos nos próximos anos. O Deputado do PCP, em reunião com a Junta de Freguesia de Pelmá assumiu o compromisso de o PCP intervir nas instituições para lidar com este problema que afeta vários concelhos daquela região.
PUB.