top of page

Periodicidade: Diária

2/22/2024

  • comercioenoticias

CRÓNICAS COM CULTURA – OBRA EXCELENTE DO RIOMAIORENSE JOÃO DE CASTRO



PUB.


Por João Maurício

João Pulquério Antunes de Castro nasceu em Rio Maior, em 1943. Cumpriu o serviço militar em Angola. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Trabalhou durante uma vida no Ministério da Justiça. Colaborou muitos anos nos jornais “Campeão da Província de Coimbra” e “Região de Rio Maior”.

João de Castro acaba de publicar uma longa obra com o título “Crónicas com cultura”. No fundo, é a recolha dos textos publicados nos semanários já referidos.

Para além do relato de aspetos vários da biografia do autor, o livro contém textos históricos sobre algumas regiões do país, em especial da zona oeste.

“Crónicas com cultura” é um livro escrito num estilo bem elaborado e constitui um repositório de aspetos da história do concelho de Rio Maior.



O Dr. João de Castro revela-nos detalhes desconhecidos das terras riomaiorenses – e se não fosse este livro - muitos desses pormenores ficariam eternamente no esquecimento. Refiro-me, por exemplo, ao capítulo “Um Riomaiorense Ilustre nas Caldas da Rainha na primeira metade do século XX”. Aí, é feita uma referência a José da Silva Dias, nascido em Rio Maior, em 1857, que se estabeleceu na cidade caldense com uma loja de mercearias e máquinas de costura (Singer). Foi presidente da direção do Montepio Rainha D. Leonor.

Destaco, ainda, outro capítulo “Dois Ilustres Riomaiorenses nascidos no século XIX”. Refere-se ao padre José M. de Carvalho que se doutorou em Teologia na Universidade de Coimbra, em 1855. Descreve, também, a biografia de Georgina Pinto, nascida em Rio Maior, em 1868. Foi uma atriz de grande sucesso, nomeadamente no Brasil.

(Continua)



 

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page