• comercioenoticias

COVID-19 E BORDALLO PINHEIRO INSPIRAM ARTE URBANA NAS CALDAS DA RAINHA


Quem visitar a cidade de Caldas da Rainha vai encontrar edifícios da cidade com as paredes trabalhadas por quatro artistas portugueses. Add Fuel, Akacorleone, Nuno Viegas e Daniel Eime participaram no Festival Artístico de Linguagens Urbanas (FALU), cuja primeira fase decorreu até ao passado dia 15. O segundo momento desta iniciativa será em outubro, já com a participação de Bordalo II.

São cinco as paredes que estão pintadas e diversos temas serviram de inspiração. Com a palavra ‘Obrigado’, numa parede de 13x9 metros, Akacorleone homenageia quem esteve na linha da frente durante a pandemia de Covid-19. “Todos os que tiveram que assegurar que tínhamos comida, medicamentos, cultura, que os mais novos tinham educação e os mais velhos alguma companhia. (…) Para todas essas pessoas que nos ajudam diariamente quero dizer obrigado”, escreveu na sua página de Instagram.


PUB.


O artista caldense ADD Fuel, um amante das artes da azulejaria e da cerâmica, inspirou-se no mestre Bordallo Pinheiro para criar um mural na Rua Capitão Filipe de Sousa, oferecendo este tributo aos habitantes da cidade.

Daniel Eime, a quem cabe ainda a curadoria do FALU e que já tem dois trabalhos na cidade, é reconhecido por retratar personagens intrigantes que lançam olhares enigmáticos. Na sua obra, optou por homenagear os mais velhos numa imagem intitulada de Corte.

Dois artistas locais também integram esta iniciativa, resultado de uma candidatura lançada pela organização.

Este é o primeiro festival totalmente dedicado à arte urbana na cidade e é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Riscas Vadias.

O município concretiza, assim, o desejo antigo de criar um itinerário dedicado à arte urbana, somando-se a outros já existentes – Rota Bordaliana, Rota Ferreira da Silva, Roteiro de Arte Nova, entre outros. Estas iniciativas materializam a eclética atividade e tradição artística das Caldas da Rainha e que, devido a isso mesmo, foi reconhecida em 2019 como Cidade Criativa da Unesco.


PUB.


49 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/29/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias