top of page

Periodicidade: Diária

2/28/2024

  • comercioenoticias

CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DE RIO MAIOR – SÉCULO XX


Por João Maurício

II

Referi no artigo anterior que a História de Rio Maior do século XX está dispersa por bibliotecas e arquivos.

Deixo aqui dois exemplos: o processo da Agência de Rio Maior do Banco Raposo Magalhães, que teve vida curta, encontra-se no Arquivo do Banco de Portugal. Todo o processo e os detalhes da eletrificação do concelho estão nos arquivos da E.D.P, herdeira da SEOL.

Quem pensar fazer essas recolhas vai ter pela frente um longo trabalho e, usando uma linguagem rudimentar, direi que terá de percorrer o chamado “caminho das pedras”, tais serão as dificuldades.

Na sua obra já referida, Marcolino Nobre faz uma viagem pelo antigo ambiente cultural da Vila. Refere-se, por exemplo, à história do teatro local (que Júlia Figueiredo estudou, depois, com mais detalhe).

Alguma da chamada elite dos estudiosos da historiografia portuguesa desvaloriza o estudo da História Local, considerando-a um ramo menor da História de Portugal. Essa estreita visão não contribui, em nada, para a sua afirmação e para o seu estudo.



Na segunda parte do livro “Retratos de Passado”, o autor descreve uma série de biografias, de figuras ligadas ao concelho de Rio Maior que marcaram a sua história. Inteligentemente, e assim é que deve ser, coloca de lado as questões ideológicas.

De facto, nas pequenas comunidades onde a qualidade e a quantidade das figuras públicas não é tão vasta, não faz sentido catalogar as pessoas. Essa visão está ultrapassada e é, às vezes, uma atitude estreita e primária.

Deixamos, aqui, ao acaso, alguns nomes escolhidos pelo autor, tendo a certeza de que podem não ser consensuais, mas são figuras que deixaram uma marca na sua época. São os casos de Ruy Belo, Francisco Monteiro Barbosa, Fernando Casimiro Pereira da Silva, Padre Armando Delgado Marques, Silvino Sequeira, António Feliciano Júnior, Calado da Maia ou Alberto Goucha.

Este livro é mais uma pista para um estudo mais aprofundado da História de Rio Maior, fundamentalmente, da primeira metade do século XX.

(Continua)



251 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page