Periodicidade: Diária

11/28/2022

  • comercioenoticias

CONCELHO DO CARTAXO JÁ TEM REI E RAINHA DAS VINDIMAS 2022


As Piscinas Municipais foram o palco escolhido pela Câmara Municipal do Cartaxo para receber a Gala de Eleição Rei e Rainha das Vindimas 2022, que decorreu na noite de 13 de setembro, com centenas de espectadores no espaço completamente lotado.

Joana Azenheira e Tomás Formiga foram os apresentadores da Gala de Eleição que teve o tema O Tejo Aqui Tão Perto… como fio condutor. Tema que foi o mote para duas criações e interpretações inéditas, a primeira apresentada pelo Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge e a segunda, pelos coreógrafos e dançarinos, Juan Maria Seller e Roberto Seller.

O Rancho Folclórico Ceifeiras de Porto de Muge trouxe pescadores e lavadeiras para ocupar o espelho de água das piscinas municipais, como quem ocupa as águas e as margens do Rio Tejo. A etnografia, a música, os cantares e as tradições ribeirinhas chegaram à Gala de Eleição da Rainha das Vindimas, pela força dos braços de um pescador que remou até à margem, onde as lavadeiras partilharam confidências, numa apresentação que se socorreu do humor e da boa disposição, para mostrar a importância do Rio Tejo para o concelho do Cartaxo.

Já Juan Maria Seller e Roberto Seller criaram e apresentaram, com os alunos de dança contemporânea do Conservatório de Música de Santarém, um bailado que foi uma reflexão sobre a importância de defender o Rio Tejo enquanto recurso natural, económico e cultural. A beleza e a força do rio foram evocadas no palco e nas águas azuis da piscina que, iluminada, proporcionou momentos de rara beleza para a atuação de dois bailarinos que mostraram como o equilíbrio deste recurso é frágil e necessita ser protegido.

A Gala contou ainda com três atuações muito aplaudidas pelo público. A Escola de Acordeão Andreia Sofia, que abriu o desfile regional, com a professora e acordeonista Andreia Sofia e os seus alunos, a trazerem a música tradicional para um desfile que mostrou a etnografia do concelho. O canto e a beleza da voz protagonizaram um dos momentos mais aplaudidos da noite com a interpretação de canções intemporais por três alunas da professora de canto Ana Sofia Antunes. Os The Town Bar subiram duas vezes ao palco para trazer à Gala o seu estilo único, irreverente e que alia a excelência musical a uma energia bem positiva.



PUB.



Presidente da Câmara Municipal destaca a coragem dos jovens que assumem anualmente a responsabilidade de representar as suas freguesias

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destacou os “jovens corajosos, gente bonita e com uma generosidade enorme”, por aceitarem representar as suas freguesias. O autarca confidenciou que “hoje já me perguntaram porque organizamos esta eleição e esta Gala”, ao que respondeu – “com esta eleição conseguimos valorizar o nosso território. Estes jovens tornam-se, todos, promotores do nosso concelho. Pela sua participação ficam mais conhecedores da nossa cultura, aprendem sobre a génese das nossas tradições e asseguram a sua continuidade, descobrem o potencial do nosso concelho” o que considera contribuir para o sentimento de pertença dos jovens ao concelho e a cada uma das suas freguesias.

O autarca referiu, ainda, a importância da renovação do espetáculo para que os jovens possam continuar a aceitar este desafio e a contar com o apoio das suas famílias, dos seus conterrâneos, das juntas de freguesia e das coletividades, afirmando que este apoio é “essencial durante o percurso de avaliação dos jovens, mas também para a realização da Gala final”.

O forte apoio do comércio tradicional e das empresas do Cartaxo e das freguesias foi também referido por João Heitor, como razão para que a Eleição do Rei e Rainha das Vindimas se assuma como um palco que divulga e valoriza o trabalho de empresários de diversos setores, com destaque para o comércio tradicional.

A importância da água e do Rio Tejo, como tema central de todas as provas e da Gala final, foi referida pelo autarca – “esta é uma mensagem que queremos deixar. Num contexto de seca generalizada, com o Rio Tejo a enfrentar problemas muito difíceis de resolver no curto prazo, precisamos reforçar que este é um recurso essencial ao nosso território”. A água como fator de sustentabilidade, não só económica, mas também social e cultural, estiveram bem presentes nas provas dos candidatos, que fizeram uma reflexão muito profunda sobre o tema na sua prova de palco, mas também nas atuações durante a Gala. O autarca afirmou que “as mudanças introduzidas nesta edição da Gala, revelaram-se positivas, quer no trazer o espetáculo para lugares do concelho que proporcionam novos cenários, assim como, por ter chamado os jovens e os agentes culturais e turísticos, para o debate sobre a água e sobre o nosso Rio Tejo”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal deixou ainda um” agradecimento especial às famílias, ao público que ocupou completamente as piscinas municipais e ao júri, pelo trabalho difícil e árduo”, assim como, aos órgãos de comunicação social que contribuíram para a divulgação do evento e para a valorização dos jovens candidatos.

Foram dez os jovens que se apresentaram à Eleição deste ano em representação das seis freguesias do concelho

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Freguesia de Pontével, Freguesia de Valada, Freguesia de Vale da Pedra e Freguesia de Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais ou residentes em cada uma delas.

Os jovens candidatos desfilaram em traje regional, traje casual e traje de noite. Antes da Gala de Eleição os jovens viram os seus conhecimentos sobre a vitivinicultura no concelho ser testados, numa prova escrita, assim como, as suas capacidades de comunicação e expressão, numa prova de palco. As candidatas e os candidatos foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”. O júri que acompanhou e avaliou os candidatos ao longo de todo o seu percurso integra profissionais com longa experiência em áreas que vão do jornalismo à moda ou às artes e que é constituído por – João Paulo Narciso, jornalista e diretor do jornal Correio do Ribatejo; Fernanda Narciso, artista plástica e atriz; Graça Vinagre, consultora de imagem e empresária de moda; Berta Pereira, Mestre em Educação Artística; Jorge Blanco, técnico de comunicação no Município da Azambuja e colaborador direto de Vitor de Sousa, criador da Eleição Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo.


PUB.


48 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
bannered.png
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg