• comercioenoticias

CONCELHO DE AZAMBUJA RECEBE RASTREIO DO CANCRO DA MAMA


O concelho de Azambuja vai receber, durante o mês de março e a primeira semana de abril, uma unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a realizar o rastreio do cancro da mama nas mulheres com idades compreendidas entre os 50 e 69 anos.

A campanha decorrerá em 4 fases, em diferentes locais do concelho, a fim de estar mais perto da população. A unidade móvel estará de portas abertas a realizar o rastreio, nos dias 09 e 10 de março na Junta da União de Freguesias em Manique do Intendente; nos dias 11 e 12 de março, em Alcoentre, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários; de 15 a 19 de março, em Aveiras de Cima, na Junta de Freguesia; e por fim, de 22 de março a 07 de abril, em Azambuja, no Páteo Valverde.

O atendimento é feito nos dias úteis, no horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, seguindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde. Recorde-se que o rastreio é gratuito e realiza-se de 2 em 2 anos através de convite enviado por carta às mulheres da faixa etária indicada.

A iniciativa é uma organização do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Azambuja, das Juntas de Freguesia do Concelho e do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo.


PUB.


Refira-se que o cancro da mama é um problema de saúde pública com uma alta incidência e um elevado nível de mortalidade, sobretudo nas mulheres, já que apenas 1 em cada 100 casos se desenvolve no sexo masculino. Atualmente, em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, surgem 6.000 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia. O número de mortes com esta doença ascende a uma média diária de quatro mulheres. Para minimizar esta estatística dramática, o diagnóstico precoce continua a ser a melhor arma. Para tal, o exame clínico e a mamografia são os meios mais eficazes, que nenhuma mulher, sobretudo a partir dos 40-45 anos de idade, deve deixar de efetuar periodicamente.


PUB.


18 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom