• comercioenoticias

COMO TER UM MELHOR E MAIS PRODUTIVO TELETRABALHO

Atualizado: Mai 27


O teletrabalho sempre existiu, mas é agora que está a tornar-se mais necessário e as empresas estão cada vez mais a apostar nesta modalidade de trabalho mais atrativa e que envolve, muitas das vezes, menos custos para as empresas.

O teletrabalho consiste, de uma forma muito simples, em trabalhar a partir de casa com as ferramentas que os profissionais têm normalmente no escritório. Este tipo de atividade pode ser mais produtiva, já que evita o uso de transportes públicos e poupa por isso tempo para outras atividades como estar com a família ou ir dar um passeio e fazer exercício físico.


Como trabalhar de forma mais produtiva

Existem algumas coisas que deve ter em conta para que o teletrabalho seja mais produtivo e que continue a manter a performance laboral que tinha nas instalações da empresa. Deixamos de seguida algumas dicas para que isso aconteça:


1 - Mobiliário para o seu novo escritório em casa

Assim como no escritório, devemos em casa ter material que nos permit ter uma posição de trabalho ergonómica e confortável. As cadeiras são sem dúvida o principal por onde devemos começar, sendo que as CadeirasPro é o local ideal para procurar a sua cadeira. Não nos devemos esquecer da mesa, que deverá sempre que possível ser ajustável ou pelo menos estar alta o suficiente para que a curvatura da sua coluna não seja ou esteja muito acentuada.


2 - Dispositivos

Trabalhar em casa na era digital significa termos um computador e um serviço de telefone (fixo ou móvel) que nos permita operar com facilidade. Por vezes as empresas oferecem este material para trabalho em casa, mas se não o fizerem devemos considerar a compra de um computador usado e recondicionado, pois existem sites na Internet que se especializam neste tipo de comercialização de produtos.

Para smartphones, existem telefones fixos que funcionam com base num cartão SIM da rede GMS (rede móvel) pelo que esta pode ser uma boa alternativa ao telefone fixo antigo da “companhia dos telefones” que fica ligado por uma ficha na sua residência. Estes telefones também têm a vantagem de não pagarmos a chamada “assinatura mensal” que antigamente se pagava apenas por ter um telefone fixo.


3 - Ligação à Internet

A ligação à Internet para teletrabalho parade obvia e fundamental, mas muitas pessoas esquecem-se disso. Considere colocar o seu computador o mais perto possível do router, e se possível liga-lo por cabo de rede (cabo RJ45 que pode comprar em qualquer loja de informática). Desta forma, a ligação fica rápida e estável, evitando cortes ou a Internet lenta, que como certamente saberá irrita qualquer pessoa, principalmente quando essa pessoa está a trabalhar.

Caso envie muitos ficheiros grandes como vídeos ou programas informáticos, considere perguntar ao seu operador de telecomunicações por opções para aumentar o upload da sua Internet.


4 - Espaço de trabalho

Mantenha sempre o seu espaço de trabalho limpo e arrumado. Em casa temos a tendência de “deixar tudo para amanhã” (incluindo a limpeza) mas isso num contexto profissional pode ser prejudicial. Manter o espaço limpo e arrumado é também algo benéfico por exemplo para quem vai ter reuniões online ou pretende mostrar algo via webcam. Recomendamos ainda o uso de, para quem gosta, cheiro artificial. Podemos encontrar várias formas de fazer isto, quer seja com incenso ou mecanismos de dispersão de cheiro artificial.


Teletrabalho, a carreira do futuro?

Muitos especialistas apontam para que o teletrabalho ganhe uma maior e melhor posição dentro dos locais preferidos de trabalho. Se há uns anos estava na moda o cowork, agora as coisas são diferentes e a moda está em trabalhar por casa. Este trabalho por casa tem várias vantagens como as já referidas poupanças de tempo em viagens mas não só.

Trabalhar em casa permite-nos cozinhar para nós mesmos em vez de estarmos a ir ao restaurante onde inevitavelmente vamos gastar mais dinheiro. Por outro lado, cozinhar em casa é obviamente mais saudável e nutritivo.

Existe também uma vantagem para o empregador de não ter que assumir custos fixos de um escritório grande, água, luz e outras despesas fixas que evidentemente existem quando estamos perante a criação de um posto de trabalho no escritório. Estas despesas, curiosamente, passam a ser do trabalhador, pois está a trabalhar em casa. Mas mesmo assim os benefícios são maiores do que as despesas.

A flexibilidade nas tarefas deve também ser associada a uma forma de auto disciplina, sendo que pode ou não existir flexibilidade de horários. Mas temos que ter a consciência que não temos o patrão a controlar de forma tão rigorosa o nosso trabalho e que por isso só dependemos de nós e do nosso autocontrole.

Por fim, importa referir que o teletrabalho é um privilégio, e que a falta de foco ou de tarefas concluídas pode implicar a “volta” ao escritório, que muitos preferem evitar. O esforço diário na concretização das tarefas pode muitas vezes significar a manutenção do seu trabalho a partir de casa.

69 visualizações

1/9

1/10

1/7

1/8

1/9

onde comer

1/5

Periodicidade: Diária

9/30/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias