©2020 por Comércio & Notícias

  • comercioenoticias

COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL DO CARTAXO REÚNE PARA DISCUTIR NOVO CORONAVÍRUS


O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiros convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião, com caráter extraordinário, para elaboração de um plano de contingência específico para responder a um cenário de epidemia pelo novo coronavírus.

Esta reunião terá lugar no Centro de Promoção Vitivinícola, na Quinta das Pratas, no dia 2 de março, segunda-feira, pelas 19h00.

O autarca convocou esta reunião extraordinária “para que todos os membros do Conselho Municipal de Proteção Civil possam estar envolvidos neste planeamento e, em conjunto, definir uma estratégia de prevenção, de transmissão de informação útil a todos os munícipes, mas também de resposta um eventual cenário de crise”.

Com o número de infetados a aumentar em vários países, a Organização Mundial de Saúde declarou Emergência de Saúde Pública Internacional, levando países como Portugal, onde ainda não há casos confirmados, a aumentar a vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

Nesse sentido, a Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu orientações para que as empresas estabeleçam um plano de contingência para responder a um cenário de epidemia por este novo coronavírus, envolvendo, na sua elaboração, os serviços de saúde e segurança e do trabalho, os trabalhadores e os seus representantes.

Entre outras medidas, este plano deve prever o estabelecimento de uma área de isolamento e formas de chegar até à mesma, procedimentos específicos de prevenção e de atuação perante casos suspeitos, a definição de responsabilidades nos vários processos, a identificação de profissionais de saúde e respetivos contactos, e informação importante a transmitir aos trabalhadores.

“Sabemos que as pessoas estão preocupadas, tendo em conta as notícias que nos chegam diariamente de países bem próximos, e por isso vamos dar resposta a estas orientações, apostando na prevenção e na disponibilização de informação relevante, para que todos saibam o que devem fazer em cada caso”, assegura Pedro Magalhães Ribeiro.

O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro do ano passado na Cidade de Wuhan, na China. A infeção causada pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como uma doença mais grave, como pneumonia. Ainda que a via de transmissão não seja conhecida, sabe-se, para já, que existe transmissão pessoa a pessoa.

A DGS lançou recentemente um microsite sobre o Covid-19, onde é possível acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo, e esclarecer dúvidas sobre a doença - www.dgs.pt/corona-virus.

19 visualizações

1/8

1/7

1/4

1/7

1/6

onde comer

1/9

Periodicidade: Diária

29-03-2020

Banner Riomagic.jpg