top of page

Periodicidade: Diária

3/28/2024

  • comercioenoticias

CIMLT REFORÇA FUNDO COVID PARA AQUISIÇÃO DE TESTES


No âmbito do fundo de 270 mil euros inicialmente criado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) para o combate à Covid-19, foram adquiridas máscaras FFP 2, máscaras cirúrgicas, fatos de proteção individual e 9 ventiladores para entregar aos hospitais de referência na Lezíria do Tejo, designadamente o Hospital Distrital de Santarém e o Hospital de Vila Franca de Xira.

Face à excecionalidade da situação de emergência de saúde pública que se tem vivido e à proliferação de casos registados de contágio com Covid-19, em especial junto da população mais vulnerável, a CIMLT estabeleceu uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e contratou a esta entidade 2000 testes PCR, pelo valor de 142 mil euros (o contrato vai ser assinado na próxima sexta feira, dia 24 de abril), os quais visam reforçar o número de testes a realizar pelo setor da Saúde em todos os Lares de Idosos da Lezíria do Tejo.

Ainda no âmbito dos testes, os municípios da Lezíria do Tejo congratulam-se também com o facto do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo já ter iniciado os testes às forças de segurança e corporações de bombeiros e o Hospital Distrital de Santarém, aos profissionais de saúde. Assim, está garantido que estes grupos bastante expostos à Covid-19 vão ser testados.


PUB.


Para além dos 400 mil euros já investidos, os municípios da Lezíria do Tejo consideram e vão aumentar o investimento no combate ao Covid19, encontrando-se neste momento, a CIMLT, a efetuar um rigoroso levantamento dos equipamentos sociais da região (lares de idosos, centros de dia, centros de atividades ocupacionais, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário, e outros), pois entende que é de vital importância poder dotar todas as entidades (IPSS e equiparadas) de meios e equipamentos necessários ao combate da propagação da doença, designadamente dotar os utentes e funcionários de equipamentos de proteção individual como luvas, máscaras e gel desinfetante.

Sobre a utilização generalizada das máscaras comunitárias ou sociais, os municípios da Lezíria do Tejo garantem que acionarão os apoios através da ação social aos munícipes que tenham dificuldades financeiras para a sua aquisição.

Os municípios da Lezíria do Tejo continuam a apelar à população para o cumprimento integral das normas da Direção-Geral da Saúde, agradecendo a todos a forma cívica como têm cumprido o distanciamento social e compreendido a situação atual.

A CIMLT é constituída pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.


PUB.


45 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page