top of page

Periodicidade: Diária

2/28/2024

  • comercioenoticias

CHAMUSCA MANTÉM A TRADIÇÃO E APANHA A ESPIGA EM 5.ª FEIRA DA ASCENSÃO


A União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande realiza no próximo dia 18 de maio o tradicional evento “Apanha da Espiga em 5.ª feira da Ascensão”.

À semelhança de anos anteriores, a União de Freguesias, convida toda a população para participar nesta tradição, que é um símbolo muito especial dos costumes e tradições do concelho da Chamusca.

A Apanha da Espiga em Quinta-feira de Ascensão é uma das mais antigas tradições do concelho da Chamusca que transporta nas memórias, a ligação dum povo à terra, no meio da primavera, quando os campos amadurecem e se tornam mágicos, na beleza doirada das espigas, do vermelho sangue das papoilas, ou nos cachos recentes de vinhas e oliveiras, prometendo fartura, em embrulhos enfeitados de malmequeres e rosmaninho.

O início do evento tem lugar junto ao Jardim Joaquim Maria Cabeça (Jardim Maria Vaz), às 08h00, seguindo-se para os campos da região para a tradicional apanha da espiga, onde haverá um lanche partilhado, pelas 10h00.



A Quinta-feira de Ascensão é o dia mais importante das festas anuais do concelho da Chamusca, e como manda a tradição, é feita a apanha da espiga nos campos da região. O ramo de espiga é composto por três espigas de trigo, três malmequeres amarelos e três papoilas, mais um raminho de oliveira em flor, um esgalho de videira com o cacho em formação e um pé de alecrim ou de rosmaninho florido.

As espigas querem dizer fartura de pão; os malmequeres, riqueza; as papoilas, amor e vida; a oliveira, azeite e paz; a videira, vinho e alegria; o alecrim ou rosmaninho, saúde e força.

Desta forma, a autarquia da Chamusca contribui para manter as tradições e costumes da população.



143 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page