• comercioenoticias

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DO BOMBARRAL CELEBROU 74.º ANIVERSÁRIO


A inauguração da Avenida Padre Fernando Diogo, fundador do Centro Social Paroquial do Bombarral (CSPB) marcou as comemorações do 74.º aniversário desta instituição, que se realizaram na última quarta-feira, 5 de fevereiro, com a presença de António Sales, Secretário de Estado da Saúde.

A cerimónia iniciou-se precisamente com o descerrar da placa toponímica que perpetua o nome do pároco que iniciou a obra social do CSPB, a qual identifica a artéria onde foi edificada a Estrutura Residencial para Idosos da instituição.

Neste ato simbólico, o presidente do CSPB, Cónego Mário Pais, fez-se acompanhar do Secretário de Estado da Saúde, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, da diretora do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, Maria do Céu Mendes, bem como do sobrinho do Padre Fernando Diogo, Rui Diogo Maia.

Seguidamente a comitiva, que integrou vários autarcas do concelho e representantes de diversas entidades, rumou até à sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, onde prosseguiram as comemorações.

Tendo como cicerone a diretora técnica do CSPB, Rita Garrido, num primeiro momento, todos os presentes tiveram oportunidade de assistir a uma pequena atuação das crianças que se encontram a frequentar o último ano do pré-escolar.

Seguiu-se a intervenção do presidente da direção do CSPB, que começou por agradecer ao executivo municipal por ter aceitado a sugestão lançada pela direção do Centro Social Paroquial “de atribuir o nome do Padre Fernando dos Santos Diogo à avenida onde se situa a nossa casa”.

“Não havia melhor maneira de iniciar estas comemorações do que trazer à memória o testemunho deste pároco do Bombarral”, acrescentou.

Recordando a ação desenvolvida pelo pároco, o Cónego Mário Pais salientou que este “faz parte das fundações do concelho do Bombarral no século XX e nós aqui estamos para aplaudir esta ação de tanto mérito, que possamos dar agora continuidade, seguindo o que o Espírito Santo nos inspira”.

Também o presidente da edilidade salientou a marca deixada pelo Padre Fernando Diogo, destacando que “em boa hora decidiu fundar esta instituição, que ao longo de todos estes anos tem desenvolvido um trabalho exemplar, em prol do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida de muitos bombarralenses”.

Perante a presença do Secretário de Estado da Saúde, o autarca aproveitou o momento para dar conta de uma aspiração da direção da instituição, e da própria autarquia, sensibilizando o governante para a necessidade de se abrir mais uma sala na valência de creche.

Por fim, o edil dirigiu uma palavra de apreço e de reconhecimento aos elementos da direção do CSPB, ao diretor executivo, Filipe Sales, bem como a toda a equipa que diariamente se empenha e dedica em prol do bem-estar e da felicidade de todos aqueles que recorrem a esta instituição.

Antes da última intervenção da tarde, que pertenceu ao Secretário de Estado da Saúde, houve ainda tempo para assistir à atuação de um grupo de utentes da Estrutura Residencial para Idosos.

Afirmando a seu contentamento por estar de “regresso a casa”, António Sales começou por destacar que “não há maior satisfação para um governante do que ver a proatividade das instituições da sociedade civil”, considerando que “esta dimensão local, de proximidade, de estar onde as pessoas precisam, é das mais importantes”.

Apontando o CSPB como exemplo desta sua afirmação, o Secretário de Estado da Saúde sublinhou ainda que a instituição bombarrelense é “um exemplo de inconformismo e inquietação perante a realidade da sua comunidade e das suas fragilidades”.

Destacou ainda a “justa homenagem” prestada ao Padre Fernando Diogo, “o homem que iniciou esta obra social do Centro Social Paroquial”, instituição que mereceu igualmente uma palavra de elogio por parte do governante “pelo intenso trabalho, esforço e dedicação que tem dado à população do Bombarral”.

A sessão comemorativa contou ainda com apresentação do mais recente projeto da instituição, a plataforma “Bombarral + Próximo”, que tem como principal objetivo combater o isolamento da população idosa, como explicou Diana Martins, técnica do CLDS 4G do CSPB.

Esta plataforma digital, especialmente vocacionada para a população sénior, oferece várias soluções de estimulação física e cognitiva, permite ao utilizador estar em contacto com os seus familiares e ainda aceder a outras áreas que sejam do seu interesse.

Por fim, todos os presentes foram convidados a cantar os parabéns à instituição, tendo um grupo de crianças ajudado o Cónego Mário Pais a soprar as velas do bolo de aniversário.

31 visualizações

1/9

1/9

1/8

1/6

onde comer

Periodicidade: Diária

12/2/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias