top of page

Periodicidade: Diária

2/6/2023

  • comercioenoticias

CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO TEJO REALIZOU IV JORNADAS TEMPLÁRIAS DE PSIQUIATRIA


O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) assinala duas décadas ao serviço população do Médio Tejo, e este foi o mote para um alargado debate científico sobre os desafios futuros da Saúde Mental.

Este evento realizou-se na última quinta e sexta-feira, 3 e 4 de novembro, na cidade de Tomar.

O primeiro dia foi dedicado a Workshops, contando com 88 inscritos, e o segundo dia foi dedicado a apresentações científicas e debates, com 133 participantes inscritos. As temáticas abordadas neste segundo dia foram muito variadas e centradas na atualidade: disforia de género, o uso da canábis, impacto(s) da pandemia por COVID-19 na saúde mental infantojuvenil e a questão do suicídio.

Este segundo dia de trabalhos contou ainda com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos, que fez questão de frisar o importante contributo do Departamento de Saúde Mental do CHMT para a saúde de todos os utentes da Região do Médio Tejo. E que o árduo trabalho dos últimos 20 anos muito orgulha o CHMT que cedo percebeu a importância de dar resposta às doenças do foro mental de todos os seus utentes.


PUB.


Também a Enfermeira Diretora do CHMT, Piedade Pinto, esteve presente durante este segundo dia das Jornadas e destacou que: “O CHMT tem um Serviço de Saúde Mental e Psiquiatria de excelência e isso é feito pelas pessoas que lá trabalham. O trabalho que fazem também fora das paredes do Centro Hospitalar, junto da comunidade é também ele muito importante. Eu sou desta Comunidade do Médio Tejo e sei bem da importância do vosso trabalho, hoje temos resposta para as questões da Saúde Mental e por isso não podia deixar de vos felicitar por estes 20 anos de dedicação aos nossos utentes.”

“Estas Jornadas são muito importantes, pois aqui temos a possibilidade de conversar e debater sobre os mais variados temas da atualidade da Saúde Mental e também perceber onde podemos crescer e melhorar”, refere Luísa Delgado, médica psiquiatra e diretora do Serviço de Psiquiatria do CHMT. E acrescenta ainda que “houve uma participação muita ativa de todos os inscritos nas sessões onde participaram, e isso é bem revelador do interesse e importância destas Jornadas. Os temas de Saúde Mental que escolhemos para estas Jornadas foram menos usuais do que é habitual discutir-se, e nesse sentido estes acabaram por motivar uma grande participação das pessoas”.

Relativamente aos 20 anos do Serviço de Psiquiatria do CHMT, Luísa Delgado, refere que se sente muito orgulhosa do que foi alcançado neste período, nem sempre foi fácil, mas o resultado final é muito motivador. “Os indicadores refletem uma melhoria continua na prestação de cuidados de saúde mental na Região do Médio Tejo e isso dá-nos motivação para fazermos ainda mais e melhor e para continuarmos focados na saúde mental da nossa comunidade.”


PUB.


44 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
telefonesuteis.jpg

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9
314012987_493269782858541_8091892627052110800_n.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
bottom of page