- comercioenoticias
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DO LANDAL INSTALA DESFIBRILHADOR AUTOMÁTICO EXTERNO

O Centro Desenvolvimento Comunitário do Landal, no concelho de Caldas da Rainha, adquiriu um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), totalmente especializado e dedicado à cardioproteção. É um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR) e que tem como função prestar o apoio aos nossos Utentes, Sócios e à comunidade em caso de emergência.
Devido à sua localização, o Centro Comunitário acredita que o Desfibrilhador poderá ser um meio de socorro para todas as pessoas que vivem ou trabalham na nossa área de influência. Na realidade uma viatura de emergência do INEM, poderá facilmente demorar mais do que a janela temporal em que o cérebro sobrevive sem oxigénio. Uma paragem cardíaca é um acontecimento inesperado e imediato, e que deverá ser prestado o auxílio nos primeiros 5 minutos, pela falta de oxigénio provocado pela paragem do coração! A partir do décimo minuto sem qualquer suporte à vítima a probabilidade de sobrevivência é mínima. Jamais qualquer serviço de emergência a deslocar-se das cidades mais próximas conseguiria dar resposta em tempo útil a este tipo de acontecimentos inesperados. A doença cardíaca é a principal causa de morte no mundo, sendo que, a morte súbita é a causadora de mais de 60% dos episódios de morte por doença coronária. Está cientificamente comprovado que a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), em contexto extra-hospitalar aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência.
A implementação do DAE, é o resultado de uma parceria com o Desfibrilhador DOC. O equipamento é certificado e licenciado de acordo com o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) do INEM.
PUB.
Todos os trabalhadores do Centro Comunitário terão formação acreditada pelo INEM, com certificado válido, e participarão nas ações de reciclagem anuais, de modo que, em caso de necessidade qualquer trabalhador poderá operar com o Desfibrilhador.
Este equipamento representa um elevadíssimo investimento para o orçamento do Centro Comunitário do Landal, mas, acima de tudo, proporciona uma resposta de emergência adequada a todos os utentes, familiares e à comunidade no geral, pela escassez de meios face às fatalidades cardíacas.
José Manuel Paz
PUB.