- comercioenoticias
CENTENAS DE PESSOAS ASSOCIARAM-SE À CERIMÓNIA EVOCATIVA CRAVOS PARA SALGUEIRO MAIA

Centenas de pessoas associaram-se, no dia 25 de abril, à cerimónia evocativa Cravos para Salgueiro Maia. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, o Coronel Correia Bernardo, em representação da Associação 25 de Abril, Rita Correia, em representação das Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural, e o Coronel Garcia Correia, em representação da Associação Salgueiro Maia, participaram nesta cerimónia, que também contou com a participação de Natércia Maia, viúva do Capitão de Abril e da sua neta, Daniela Salgueiro Maia, e de mais amigos.
Ricardo Gonçalves lembrou que esta “É a primeira vez que se comemora o 25 de Abril, com mais tempo de Liberdade do que de Ditadura”. O Presidente da Câmara de Santarém referiu que “foi há 48 anos que, um grupo de corajosos capitães decidiu mudar a história de Portugal e dar um exemplo de Liberdade ao mundo, porque sonharam pelas gerações vindouras”.
PUB.
O Presidente da Câmara de Santarém referiu que “já apresentámos o projeto vencedor do nosso MAVU (Museu de Abril e dos Valores Universais), e esperamos ainda este ano ter o projeto de execução concluído para se lançar a empreitada.”, e lembrou que “O MAVU irá honrar e manter a memória de Salgueiro Maia para as novas gerações e manter vivos os valores de Abril, assim como de todos aqueles que no mundo lutaram e lutam para que a Paz seja duradora entre a humanidade”.
Após o desfile simultâneo das 3 bandas filarmónicas do Concelho, a caminho de Salgueiro Maia: Banda da Sociedade Filarmónica Alcanedense, Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho e da Banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Música de Gansaria, a cerimónia contou ainda com a participação do Clarim da Repartição de Bandas e Fanfarras do Exército, acompanhado pela Seção de Militares do Regimento de Manutenção do Entroncamento.
Esta iniciativa contou ainda com a apresentação de uma intervenção artística de Fernanda Narciso e de alunos da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.
PUB.