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CATALISADOR - O QUE É E O QUE PODE SER REMOVIDO


O catalisador, ou conversor catalítico como é mais comummente conhecido, é uma parte do sistema de escape do veículo. Como todos os componentes, este elemento tende a falhar. Mas nem todos os automobilistas sabem, que é um detalhe bastante valioso, mesmo apesar da sua quebra e inadequação à restauração. Não é necessário deitar fora o velho catalisador após a sua remoção ou substituição, porque mesmo em tais condições pode ser vendido com lucro. Há muitas empresas que se dedicam à compra de catalisadores usados. Uma dessas empresas é a AutoCatalystMarket Portugal. Contacte o gerente da empresa para obter um bom negócio sobre um conversor catalítico na sua área.


Substituir ou apagar?

Devido ao facto de o catalisador em si não ser barato e a sua substituição ser um procedimento bastante dispendioso, muitos proprietários de automóveis não substituem a peça por uma nova quando esta se avaria, mas simplesmente cortam-na. Há uma categoria de automobilistas que a retiram deliberadamente mesmo antes de ocorrer a avaria. Então, é possível conduzir sem um catalisador?

Em alguns casos, sim. Mas aplica-se apenas aos automóveis da geração mais antiga. Nos automóveis com motores Euro-3 e mais novos, o sensor de oxigénio é removido juntamente com o conversor catalítico. Se faltar, não será capaz de ligar o motor.

Mas há uma solução para este problema. Para não comprar uma peça cara, em vez do sensor, é instalada uma sonda chamada "trapaceira" ou lambda.

Uma tal opção seria muito mais barata. Mas com uma sonda lambda, a função do conversor catalítico de eliminar substâncias nocivas do escape não é desempenhada.


Sinais de que o conversor catalítico está quebrado

O conversor catalítico afetar grandemente o funcionamento do veículo. O primeiro sinal de mau funcionamento será o funcionamento incorreto do motor. Isto porque o conversor catalítico é concebido para se assemelhar a um favo de mel de abelha que deve passar através do escape. Com o tempo, estes favos de mel podem ficar obstruídos com fuligem ou mesmo derreter devido à combustão inadequada do combustível que já está queimado no sistema de escape. Quando um destes problemas ocorre, pode ser sentido da seguinte forma:

  • o motor está a empatar;

  • o carro tem dificuldade em fazer marcha atrás;

  • o manuseamento é prejudicado;

  • o consumo de combustível aumenta significativamente.

Quando o conversor catalítico se avaria, um erro de "Check Engine" ("Verificar Motor") associado a ele é frequentemente exibido imediatamente no painel de instrumentos. Não ignorar este sinal, pois após algum tempo o computador de bordo pode proibir o arranque do motor devido a uma falha do conversor catalítico.


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