Periodicidade: Diária

10/2/2022

  • comercioenoticias

CARTAXO TEM NOVO PROJETO DE LITERACIA DIGITAL PARA O ENSINO PRÉ-ESCOLAR


A Câmara Municipal do Cartaxo apresentou, no dia 20 de maio, no edifício-sede do município, o projeto de literacia digital, orientado para o Ensino Pré-escolar – Entrei no Mundo Virtual – que inicia ainda este ano letivo, em ambos os agrupamentos de escolas do concelho (Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével).

No âmbito do projeto, a autarquia entregou 13 computadores a cada um dos jardins-de-infância públicos do concelho, num total de 78 equipamentos. Os computadores foram entregues com os programas informáticos, necessários ao seu uso, já instalados, assim como, com os programas pedagógicos necessários ao trabalho dos técnicos e educadoras e à aprendizagem das crianças.

O projeto Entrei no Mundo Virtual é dirigido a crianças a partir dos cinco anos que frequentem o Ensino Pré-escolar no ano que antecipa o seu ingresso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com o propósito de as capacitar de modo lúdico, mas pedagógico, para a utilização de equipamentos e ferramentas tecnológicas, em contexto acompanhado e seguro.


PUB.


O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, destacou a importância do projeto que “para além da sua componente pedagógica e facilitadora da transição das crianças para um novo ciclo de ensino, é mais um passo dos muitos que estamos a dar, para garantir igualdade no acesso à educação, seja qual for o contexto socioeconómico da criança ou do jovem”.

“Se queremos um Cartaxo capaz de competir com outros territórios na atração de pessoas, de talento e de empresas, precisamos de uma escola pública forte, capaz de ser um pilar nesta construção. Uma escola inovadora, tecnológica, promotora do sucesso escolar dos alunos e do sucesso profissional dos seus técnicos, professores e educadores, com forte componente de inclusão, uma escola que a ninguém exclui e que a todos valoriza. Esta é a escola que queremos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Para Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Educação e Juventude, “a introdução da utilização do computador no Ensino Pré-Escolar é essencial para combater a desigualdade de acesso às novas tecnologias e fundamental para uma transição coerente para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Os computadores, através de atividades lúdicas e didáticas, canalizadas para as aprendizagens pretendidas, são uma ferramenta potenciadora de mais sucesso e maior qualidade do ensino.”

Para além da entrega de equipamentos informáticos aos jardins-de-infância do ensino público, a autarquia vai disponibilizar recursos humanos para apoio ao projeto nos dois agrupamentos de escolas.

A apresentação contou com a presença dos diretores dos agrupamentos de escolas do concelho, representantes do Ensino Pré-escolar público do concelho, dos representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação de ambos os agrupamentos, das Educadoras em exercício de funções nos agrupamentos e dos técnicos do município envolvidos na dinamização do projeto.


PUB.





20 visualizações0 comentário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

press to zoom
Lino Martins - site
Lino Martins - site

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7

onde comer

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/11
telefonesuteis.jpg
bannered.png
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg