• comercioenoticias

CARTAXO REQUALIFICA RUA SERPA PINTO E LARGO SÃO JOÃO BAPTISTA


Foi aprovada na última segunda-feira, 20 de janeiro, em Reunião de Câmara, a abertura de procedimento adjudicatório para a arrematação da empreitada de requalificação da Rua Serpa Pinto e do Largo São João Baptista, no Cartaxo.

Em maio de 2019, a Câmara Municipal do Cartaxo aprovou o projeto técnico de execução para a regeneração urbana destas zonas e a submissão da candidatura para o seu financiamento, enquadrado no Plano de Ação de Reabilitação Urbana (PARU), no Balcão 2020.

O financiamento do projeto foi aprovado, em setembro do ano passado, pela Comissão Diretiva do Programa Operacional do Alentejo 2020, permitindo assim que esta operação de cerca de 1 milhão e 16 mil euros (projeto e obra) tenha uma taxa de comparticipação de fundos comunitários de 85%.

Com o projeto e o seu financiamento aprovados, o Município do Cartaxo dá assim início ao procedimento de contratação, com vista à contratualização da empreitada para execução das obras de requalificação dos arruamentos e pavimentos, adotando o procedimento de concurso público, neste que o Presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro considerou como “um dos maiores investimentos que temos para este mandato”.

“Nesta intervenção”, esclareceu o autarca, “tal como em outras já realizadas neste âmbito, tudo será renovado, desde a rede de telecomunicação, à de esgotos e à de água, para além de passarem a incluir uma ciclovia, melhores passeios para os peões e reforço no número de lugares de estacionamento".

De acordo com a calendarização proposta, e atendendo a que o período de duração do contrato será de 300 dias, prevê-se que as obras estejam concluídas até ao final do primeiro semestre de 2021.

Nesta reunião, Pedro Magalhães Ribeiro sublinhou a criação do mencionado novo parque de estacionamento, junto aos Bombeiros Municipais, “como resposta a uma necessidade que sentimos nesta zona, um problema que afeta todas as cidades, todas as áreas urbanas”.

Este novo parque, previsto no orçamento de 2020, “vai trazer entre 25 a 30 novos lugares, que nos poderão ajudar a combater o problema, com que nos deparamos nestes locais, de estacionamento ilegal, que prejudica as pessoas de mobilidade reduzida, a passagem em segurança de pessoas em cadeiras de rodas ou todos aqueles que transitam a pé com carrinhos de bebé”.

Pedro Magalhães Ribeiro informou ainda que, no decorrer deste ano, será preparado “um documento que permitirá aos munícipes ter uma visão geral do plano estratégico de desenvolvimento urbano, saber quais as intervenções que serão levadas a cabo, acompanhar os projetos em causa e assim ter uma ideia global das operações de requalificação na cidade do Cartaxo após a execução do atual quadro de apoio de obras com fundos comunitários".

Recorde-se que no âmbito do atual quadro comunitário já foi reabilitada a Rua Mouzinho de Albuquerque e que neste momento se encontram em curso as obras de regeneração urbana da Rua e Travessa da República, do Largo do Pelourinho e da Rua de S. Sebastião, cujo prazo legal para a sua conclusão termina em 18 de abril de 2020.

0 visualização

1/9

1/9

1/7

onde comer

1/6

Periodicidade: Diária

8/14/2020

coronavirus.jpg
bannered.png

©2020 por Comércio & Notícias