top of page

Periodicidade: Diária

3/29/2024

  • comercioenoticias

CARTAXO PEDE AJUDA À POPULAÇÃO PARA EQUIPAR ZONAS DE QUARENTENA


A Câmara Municipal do Cartaxo criou espaços de apoio à população no âmbito das medidas Covid-19 como medida preventiva no âmbito da pandemia por novo Coronavírus (COVID-19)

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, explicou – na reunião com representantes das forças políticas com assento na assembleia municipal de anteontem, dia 31 de março, que alargou a todos os presidentes de junta de freguesia, vereadores sem pelouro atribuído e onde estiveram presentes o Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana, o Comandante da Esquadra da PSP, a Proteção Civil Municipal, o Comandante dos Bombeiros Municipal, e uma técnica da Segurança Social do Cartaxo –, que as zonas de quarentena “são espaços de retaguarda para receber casos positivos, ou casos de vigilância ativa, que não tenham condições no seu domicílio para serem vigiados por equipas adequadas. Estes espaços também estarão ao serviço de utentes de instituições que possam vir a necessitar de evacuação, por exemplo, lares de idosos - serão uma primeira linha para acolhimento temporário destas pessoas”.

A primeira fase de instalação destas áreas de apoio ficou terminada ontem, quarta-feira, dia 1 de abril, estando ainda a decorrer os trabalhos de higienização e acondicionamento das roupas de cama que serão colocadas nos espaços apenas quando estes forem ativadas – por necessidade expressa pelas autoridades de saúde, ou pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

As zonas de quarentena estão instaladas no Cartaxo, na Escola Secundária, em Pontével, na Escola Básica de 1.º Ciclo de Pontével – equipamento que foi desativado no início do ano letivo depois da abertura do Centro Escolar –, e em Vila Chã de Ourique, no Pavilhão de Festas.

Todos os espaços e todos os equipamentos instalados foram previamente higienizados e desinfetados e todos os bens que vierem a ser recebidos, passarão por esta fase de preparação.

Desde o início deste trabalho, que tem sido coordenado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a Câmara Municipal tem recebido inúmeros apoios de instituições sociais, de empresas e de particulares que cederam camas, colchões, roupas de cama, ou que contribuíram com a cedência dos espaços, efetuando os trabalhos de desinfeção das instalações e camas, ou a higienização e preparação de almofadas, lençóis ou cobertores que poderão vir a ser necessários.

Diversas associações e coletividades de todo o concelho, já disponibilizaram os seus espaços para que estas áreas de apoio à população possam vir a ser alargadas a outras freguesias. O Serviço Municipal de Proteção Civil já está a recolher e a preparar equipamentos para uma segunda fase de criação de zonas de quarentena – dois locais que já estão a ser avaliados são a sede do Rancho Folclórico da Lapa e a Casa do Povo da Ereira.


PUB.

Empresas que se encontram a colaborar com o serviço municipal de proteção civil para equipar as zonas de quarentena:

Mymcs Cleaning Facilities - desinfeção das zonas de quarentena

Lavisec Lavandaria - desinfeção e higienização da roupa de cama

Hospital Distrital de Santarém – oferta de camas

My Camp – empréstimo de roupa de cama

GAJIC e Senhor Padre Arlindo – oferta de roupa de cama

Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo – empréstimo de camas

IAC – Igreja na Cidade – empréstimo camas e recolha de roupa de cama

GNR – empréstimo de camas

Escola Secundária do Cartaxo – disponibilização das instalações para montagem da Zona de Quarentena no Cartaxo

Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique – disponibilização do Pavilhão de Festas para montagem da Zona de Quarentena de Vila Chã de Ourique.

59 visualizações0 comentário

onde comer

telefonesuteis.jpg
Gina Morais.png
RIOGRAFICA.jpg
bannered.png
Banner Riomagic.jpg
bottom of page